Conheça a primeira fazenda hidropônica de água salgada em Charleston

Você sabia que é possível fazer a colheita usando água salgada? Charleston é o lar da primeira fazenda hidropônica de água salgada interna que utiliza a água do oceano - também conhecida como o recurso mais abundante do mundo - para cultivar alimentos.

Heron Farms, localizada em 1783 Harmon St. , foi fundada por Sam Norton em 2018. Sam cresceu em uma ilha barreira na costa da Carolina do Sul, onde a casa de sua família inundava com mais frequência e severamente a cada ano devido ao aumento do nível do mar.

O mesmo problema foi visto durante sua viagem a Bangladesh, onde testemunhou a intrusão de água salgada em plantações de arroz costeiras, levando a vida de muitos agricultores na Ásia.

Isso levou à ideia de tratar o aumento do nível do mar como um recurso gratuito que poderia ser usado para a agricultura, em vez de apenas um problema ambiental. 

Saiba mais: POR QUE A HIDROPONIA É SUSTENTÁVEL

O conceito de Sam tomou forma e venceu a Competição de Startup ACRE do Departamento de Agricultura de SC e a Competição de Startup do Harbor Accelerator com base em Charleston. Após essas conquistas, a Heron Farms foi criada e a ideia se tornou realidade em junho de 2018. Mas como a técnica funciona veremos a seguir.

 

ENTÃO, COMO FUNCIONA A HIDROPONIA DE ÁGUA SALGADA? 

O primeiro passo para entender o processo é estudar a agricultura hidropônica em geral. Simplificando, este método de cultivo interno elimina o uso do solo, utilizando uma âncora de raiz alternativa para plantas e cultivando-as diretamente na água (pense: “hidro” = água). 

A configuração interna elimina as barreiras de restrições de uso da terra e sazonalidade das colheitas. As plantas recebem quantidades controladas de água, oxigênio, nutrientes e luz que promovem o ciclo de crescimento. A diferença com Heron Farms é que em todos os outros casos, é usada água doce. 

 

POR QUE ÁGUA SALGADA? 

 

Junto com os motivos mencionados acima, os micronutrientes da água do mar que são transferidos para as plantas são uma grande fonte de minerais em nossa dieta diária. Além disso, a irrigação com água do mar permite que a empresa use menos água doce do que qualquer fazenda.

 

QUE SAFRAS SÃO CULTIVADAS? 

 

A primeira colheita da Heron Farms é o feijão do mar - salicornia europaea - uma planta comestível que cresce no pântano salgado. Estes tipos de plantas são tolerantes à água salgada e conhecidos como halophytes, que evoluíram para tolerar sal em todo seu ciclo de vida. 

O que torna essa empresa local ainda mais bacana? Para cada quilo de feijão do mar vendido em Heron Farms, a empresa replanta um pé quadrado de pântano salgado ao longo da costa da Carolina do Sul  e Bangladesh usando um drone de lançamento de sementes personalizado. Até agora, 30.000 pés quadrados foram plantados.

Heron Farms foi convidada pela Seawater Solutions para apresentar na Conferência de Mudança Climática da ONU 2021 em Glasgow, Escócia, onde a empresa com sede em Charleston construirá uma segunda fazenda hidropônica de água salgada.

O que a pós-pandemia pode nos mostrar de melhorias na produção hidropônica. Leia! PANORAMA DA ERA PÓS-PANDEMIA E A PRODUÇÃO HIDROPÔNICA

 

Andrea Weschenfelder
Plataforma Hidroponia – Editora WEB
MTB 10594

Tags: Hidroponia Cultivo Agricultura Cultivo sem solo Agricultura hidropônica Fazenda hidropônica

Compartilhar

Relacionados