Por que a Hidroponia é sustentável

Os alimentos que ingerimos, o ar que respiramos, a água que bebemos e o clima que torna nosso planeta habitável vêm da natureza. Apesar de todos os benefícios que nossa natureza nos oferece, ainda a maltratamos. É por isso que precisamos trabalhar nisso. 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado desde 1974, sempre no dia 5 de junho. O objetivo é engajar governos, empresas, celebridades e cidadãos a concentrarem seus esforços em uma questão ambiental premente.

Com o tema deste ano voltado a biodiversidade  - uma preocupação que é urgente e existencial. Eventos recentes, de incêndios florestais no Brasil, Estados Unidos e Austrália a infestações por gafanhotos no leste da África - e agora uma pandemia global de doenças - demonstram a interdependência dos seres humanos e as redes de vida em que elas existem.

Nesse universo, vamos mostrar como o cultivo hidropônico é uma sustentável maneira de proteger o uso de recursos naturais na produção vegetal, de frutas e ervas em condições totalmente controladas. 

A HIDROPONIA DESAFIA A LÓGICA 

Você ouvirá muitos naturalistas exaltando as virtudes do cultivo de alimentos e plantas perenes na terra, sob o sol. No entanto, muitos de seus argumentos são equivocados; desafiando a lógica e os excelentes resultados obtidos de produtores hidropônicos em todo o mundo.

Talvez seja mais "natural" crescer usando a natureza, mas você também está à mercê de muitas variáveis ambientais e relacionadas a pragas que você simplesmente não pode controlar: umidade, calor (e frio), cobertura de nuvens, vento e pestilência.

COMO FUNCIONA

Os jardins hidropônicos não utilizam o solo. Em vez disso, as plantas estão enraizadas em substratos inertes e são alimentadas por uma solução nutritiva. Uma bomba em linha circula água enriquecida com nutrientes pelo sistema radicular da planta, enquanto a iluminação permite que as plantas concluam o ciclo normal de fotossíntese que precisam para crescer.

PLANTAS PRODUZIDAS NO SOLO NEM SEMPRE ABSORVEM NUTRIENTES VITAIS 

Enquanto que no solo uma planta pode ser um pouco mais tolerante, elas sempre acabam sendo privadas de nutrientes vitais, o que limita seu potencial de crescimento. Se você já comprou vegetais hidropônicos, provavelmente já percebeu o quanto eles são crocantes, mais suculentos e coloridos.

As plantas baseadas no solo não podem usar todos os nutrientes que lhes damos. À medida que o tempo passa, certos elementos começam a cristalizar no solo ou são simplesmente lavados, roubando o sistema radicular e com o tempo, limitando a absorção de nutrientes da planta.

BENEFÍCIOS AMBIENTAIS DA HIDROPONIA 

Utilizam até 95% menos área para cultivar a mesma quantidade de culturas, com ciclos de produção mais curtos.

Dessa forma, a Hidroponia deixa mais terras para outros usos, como reservas de vida selvagem e também salva árvores, que, de outra forma, seriam derrubadas para fins agrícolas.

MENOS USO DE ÁGUA 

De fato, menos de 10% da quantidade necessária para o cultivo no solo. A única água perdida com a Hidroponia é por evaporação ou alterações ocasionais na solução de alimentação.

MENOS 60% DE FERTILIZANTE 

A solução de cultivo hidropônico circula pelas raízes da planta, que  absorve o necessário para suas raízes.

CONSUMO REDUZIDO DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS 

Os alimentos são enviados para todo o mundo para lugares onde a agricultura é difícil ou impossível de se desenvolver  - ou onde certos alimentos não podem ser cultivados devido a épocas mais curtas. Com a Hidroponia, você pode cultivar esses alimentos localmente!

MENOS USO DE AGENTES QUÍMICOS

Devido ao fato de você estar cultivando em ambientes fechados e eliminando o solo (que contém bactérias e muitos insetos comuns), não há necessidade de agentes químicos para proteger suas plantas.

Nós, da Plataforma Hidroponia esperamos que nossos conteúdos ofereçam conhecimento e interesse adicionais no uso de Hidroponia e para a sustentabilidade do planeta.

Tags: Sustentabilidade Meio ambiente Conscientização Cultivo sem solo Biodiversidade.

Compartilhar

Relacionados

Conversar no Whatsapp