A agricultura urbana vem se disseminando como tendência macro de ocupação de espaços subutilizados e áreas degradadas nas cidades. E a Hidroponia representa um papel fundamental neste novo cenário. É uma forma de aproveitamento e reabilitação de espaços, incentivo de sistemas alternativos de economia, consumo e, acima de tudo, melhora na qualidade de vida geral nos centros urbanos.
O movimento do novo morar urbano traz o verde de volta à cartela de cores das metrópoles e também se mostra nas casas e apartamentos, onde acontece uma pequena revolução da jardinagem através de equipamentos de tecnologia avançada e design bem pensado para incorporar plantas comestíveis a peças de mobiliário, eletrodomésticos e instalações de cultivo que embelezam ambientes e trazem a natureza de volta aos locais com excesso de interferência humana.
Um exemplo que tem despertado bastante interesse é o sistema Plantui. Os chamados “jardins inteligentes” desenvolvidos pela empresa de mesmo nome na Finlândia são um misto de luminária com floreira hidropônica altamente computadorizada.
A ideia é tornar a jardinagem urbana o mais simples possível para o usuário, a quem falta tempo ou habilidade. É preciso apenas das cápsulas contendo as sementes das plantas que quer cultivar, e de água para o reservatório do sistema e os sistemas de climatização do Plantui garantem que as hortaliças, temperos e flores comestíveis terão a quantidade e tipo certo de luz, água e nutrientes para cada etapa do crescimento até a colheita de um produto após cerca de quatro a oito semanas. “O Plantui foi criado pela nossa rede de profissionais que inclui biólogos, especialistas em tecnologia para estufas e nutrição de plantas. Também tivemos especialistas que trabalharam na Nokia participando da criação do sistema de computador”, explica Johanna Siltala, representante de Marketing da empresa.
As peças impressionam pela aparência discreta, elegante e versátil concebida pelo designer e fundador da empresa, Janne Loiske – o modelo Plantui 6 ganhou o prêmio RedDot de design de 2015. A representante conta ainda que os usuários costumam acomodar a peças em vários locais da casa – sala de estar, quarto, corredores e cozinha, já que o aparelho emite luz e não faz barulho. “O Plantui é luz bela e viva”, conclui. A premissa do produto é o título este texto – todos merecem um jardim.