No verão de 2013, Paul Langdon, um engenheiro de informática de 43 de Wethersfield, Connecticut (EUA), decidiu apostar em uma horta sustentável, mas tinha dois problemas: o quintal da sua casa não tinha espaço suficiente para tal e plantar quase exclusivamente em vasos obrigaria a gastar muita água.
Então Paul decidiu fazer uma horta vertical para maximizar o seu potencial de cultivo e optou pela Hidroponia. Ao longo de duas semanas, Langdon e o seu amigo Curt Downing desenharam e criaram uma horta hidropônica vertical e compacta com capacidade para produzir 160 plantas – desde alface a coentro e manjericão – e tudo isso gastando menos 90% de água do que em uma horta normal. Ela é controlada a partir de um telefone celular, que por seu turno está ligado a um sistema computadorizado que registra e regula a água, a temperatura, os níveis de pH e os nutrientes. E agora outra surpresa: acredita que todos os materiais utilizados neste projeto custaram menos de 400 euros?
Em setembro, a dupla arrecadou o primeiro prêmio no New York Maker Faire, na categoria de sustentabilidade, uma categoria que encoraja as pessoas a desenhar e criar. E este é exatamente esse o fruto mais desejado por Langdon e Downing. “Não queremos ficar milionários à conta disto. Queremos ajudar pessoas a ajudar-se a si próprias.”