Estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, desenvolveram um dispositivo que permite a qualquer um cultivar uma horta no menor dos apartamentos, através da Aeroponia. A ideia da designer Jenny Broutin Farah, uma das responsáveis pelo projeto, é que as pessoas tenham uma alternativa nos supermercados.
Chamado de SproutsIO, o equipamento não usa terra para alimentar as frutas e verduras, pois o cultivo utiliza uma técnica chamada Aeroponia – um método que alimenta as plantas com uma névoa rica em nutrientes.
Tudo é controlado pelo smartphone do usuário, o que significa que é possível cuidar das plantinhas a distância. Além de enviar os comandos necessários através de um aplicativo, a plataforma permite que a pequena horta seja vista por meio de uma câmera.
Jenny e seus colegas não são os únicos a pensar em soluções para que as pessoas possam cultivar suas hortas em espaços pequenos e fechados.
Um deles é o Niwa, um dispositivo semelhante ao SproutsIO, desenvolvido pelos espanhóis Javier Morillas e Aga Nazaruk. Só que, em vez da técnica de Aeroponia, o Niwa utiliza a Hidroponia.