Os visitantes que circulam entre os estandes da Agrishow, feira que é realizada em Ribeirão Preto (SP), podem conferir de perto como funciona o sistema de Aquaponia. Desenvolvida pela Unidade de Pesquisa de Pirassununga, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), a apresentação tem como objetivo expor na teoria e na prática a viabilidade da técnica de Aquaponia para os produtores.
A Aquaponia – técnica que combina Aquicultura e Hidroponia em ambiente simbiótico – está sendo introduzida pela APTA no Estado de São Paulo. O sistema permite reduzir em até 95% a quantidade de água necessária para a produção de peixe e diminuir em 80%, ou até mesmo eliminar, o uso dos agrotóxicos aplicados nas hortaliças, conforme o pesquisador da agência, Fábio Sussel.
O sistema aquapônico pode ser utilizado no campo e na cidade, além de ser perfeitamente aplicável em grandes centros urbanos. “A oferta de alimentos frescos e de boa qualidade atende a uma demanda crescente de consumidores exigentes e donos de restaurantes, por exemplo. A forma de se produzir é a mesma. A diferença é que o produtor urbano precisará investir em tecnologia para oferecer um produto de qualidade diferenciada para este nicho de mercado”, afirma Sussel.
Considerada uma das três principais feiras de tecnologia agrícola do mundo e a maior e mais importante na América Latina, a Agrishow de 2016 iniciou na última segunda-feira e encerra nesta sexta-feira (29).