Uma mini fazenda aquapônica montada na 51ª Expofeira do Amapá, em Macapá, é um dos espaços mais visitados do evento. Quem passou pelo local surpreendeu-se com o sistema de cultivo sem solo, e com o tamanho do pirarucu colocado no tanque do sistema de Aquaponia. Só na primeira hora do último sábado, 166 pessoas visitaram o espaço.
A mini fazenda é um espaço da agricultura familiar onde é apresentado o que está sendo produzido no Estado e as novas tecnologias para o produtor. Durante a feira, além dos produtores, o espaço chama a atenção dos visitantes que aproveitaram para tirar fotos e conhecer um pouco mais da atividade em aquaponia.
Esse sistema consiste na criação de peixes consorciado com a Hidroponia, tecnologia de cultivo de hortas suspensas alimentadas por água com nutrientes, e que dispensa o uso do solo.
Heloisa, de sete anos, ficou surpresa com o peixe: “Ele é grande. Não dá ‘pra’ pescar”, disse a menina.
O agricultor Matusalém Soares foi ao local para conhecer novas tecnologias. Ele faz parte do mini polo da Fazendinha e cultiva hortaliças. Para ele, a Expofeira é um local para adquirir conhecimento e melhorar a plantação.
“Estou procurando aprimorar o meu cultivo e conhecer novas técnicas. Gostei muito do espaço e do que está sendo mostrado aqui”, afirmou o agricultor.