O hidroponista caseiro João Paulo, de Poloni (SP), quer saber o motivo pelo qual suas sementes não se desenvolvem ou resultam em mudas pouco desenvolvidas. O Consultor Hidropônico Avançado Jorge Barcelos esclarece as dúvidas.
“Olá, amigos! Estou encontrando dificuldades para começar minha Hidroponia caseira.
Por qual o motivo que minhas mudinhas não se desenvolvem? Enviei fotos das últimas sementes que usei, mas não germinaram. Enquanto isso, outras sementes que germinaram resultaram em plantas com folhas pequenas, que parecem não crescer adequadamente.
Quanto à cobertura que tentei fazer, está adequada? Espero que possam me ajudar?”
[ihc-hide-content ihc_mb_type=”show” ihc_mb_who=”5,6,7″ ihc_mb_template=”3″ ]
João Paulo – Poloni (SP)
“Olá, João Paulo,
Suas espumas estão ensopadas de água, de modo que afogam as raízes quando nascem. O sistema radicular não consegue encontrar ar para iniciar sua investida para poder sair da espuma. O filme plástico ficou muito baixo. Desta forma, a tendência é o aumento do calor e o consequente estresse das verduras além do normal. O conselho é levantá-lo um pouco mais.
Quanto às sementes, é bom verificar a data de validade delas. Não vacile em comprar outra semente, quem sabe de outra variedade ou empresa. E, se ficarem afogadas na água, podem não germinar. Após a semeadura, deixe descansar pelo menos um dia dentro de casa. Você pode usar mudas de bandeja, se assim desejar. Apenas coloque um tecido (filtro) na chegada do reservatório para retirar alguma impureza solta. Não precisa e não deve lavar ou retirar o substrato que vem com a muda.
Atenciosamente.”
Jorge Barcelos – Professor e coordenador do LabHidro da UFSC
[/ihc-hide-content]