REVISTA HIDROPONIA: 10 ANOS DE “ALTO-FALANTE” PARA UM “HUB” DE NEGÓCIOS DO CULTIVO SEM SOLO.

A capacidade de tomar decisões ousadas e decisivas com informações incompletas e girar rapidamente em uma direção diferente, se necessário, é fundamental para o sucesso inicial de qualquer empreendimento. Perguntado sobre o que o publicitário Roberto Luis Lange, 63 anos, CEO da Plataforma Hidroponia atribui a iniciativa em criar, há 10 anos atrás, o embrião daquilo que hoje chamamos de um ‘’HUB’’ (Um ambiente voltado à geração de negócios exclusivo do cultivo sem solo), ele responde que depois de trabalhar com grandes contas para agências de publicidade e propaganda e também de absorver conhecimentos práticos nas áreas operacional e gerencial, Roberto decidiu constituir sua própria agência de comunicação.

Desde então, Lange fez da descoberta de novos negócios um hábito constante e um plano de vida que iniciou em 2005. “Não posso marcar uma data, pois foi um processo de amadurecimento. A  partir de 2005 comecei a planejar novos rumos na carreira.

A assessoria de comunicação começou a exigir ações que não tinha mais disposição de oferecer, seja pelo grande esforço de convencimento em propor iniciativas, seja pela concorrência que a cada momento surge “na família dos clientes”, desprezando muitas vezes a experiência, visão de mercado e planejamento”. 

Outro fator decisivo para a mudança foi o “boom” tecnológico, o que era uma projeção, posteriormente se confirmou, ou seja, as mídias convencionais foram submetidas a migrar para as mídias digitais ou se realinhar drasticamente. “Ciente de que o mercado, anualmente, oferecia novos profissionais de comunicação, dominando as novas tecnologias e em grande número, percebi a necessidade de identificar uma atividade, dentro do segmento da comunicação, que permitisse minha atuação, independente da idade, e que fosse possível reunir experiência e visão, com uma  boa parcela de desafio.

 DA FALTA DE ASSOCIATIVISMO AO ALTO-FALANTE DA HIDROPONIA 

Criar algo que Roberto chamou de um veículo “Alto-Falante” a fim de promover o desenvolvimento da Hidroponia exigiu ainda mais conhecimento e propósito. “Como o modelo de trabalho que empreendia na agência estava muito fundamentado no marketing dos negócios, percebi ao atender o cliente Bioplanta, do produtor Ricardo Rotta, a carência de associativismo dos produtores para alavancar o segmento. Na época Ricardo havia recebido o Prêmio Destaque Empresarial da RBS – Segmento Agronegócio. Então, juntos, articulamos muitas ações e o negócio teve importante impulso.

Persistência, orientação e objetivos; e afinco no trabalho colaborativo foram os pontos fortes utilizados para romper a carência do setor, que era agrupar toda a cadeia. “Sugeri primeiramente a constituição de uma entidade que promovesse a cooperação e fortalecimento do cultivo sem solo. Estruturei junto com produtores hidropônicos a ABHidroponia – Uma entidade empenhada na busca de união e coletividade da Hidroponia e fomento aos negócios do setor”, explica Roberto.

Independentemente do setor, dia após dia, é preciso persistir e superar tudo sem perder o otimismo, as dificuldades encontradas no processo de implementação da ideia foram a carência de conhecimento e experiência no segmento; reunir pessoas e profissionais; e quebrar barreiras. ”Não se pensava em um canal de comunicação, em um negócio com múltiplas frentes. A partir do conhecimento da Hidroponia como forma de produção de alimentos, identifiquei neste segmento uma oportunidade de iniciar a migração no processo. Além de tudo tinha um sentimento especial que fazia sentido em meus valores, produzir alimentos com tecnologia e sustentabilidade.”

LIMITAÇÕES DE CONHECIMENTO X DISPOSIÇÃO PARA SEGUIR

O processo de rompimento das limitações de quem emperrava o desenvolvimento e os avanços, exigiu muito conhecimento especializado e cooperação. Mas valeu a pena. Foi uma lição sobre a importância de se posicionar em um mercado restrito, carente de melhores resultados e mais que isso, de um “ALTO FALANTE” com o intuito de promover ainda mais o cultivo sem solo e dar visibilidade para pesquisadores, produtores, fornecedores, lideranças públicas, interessados em investir em projetos sustentáveis, consumidores e mercado em geral.

”Identificamos que historicamente a Hidroponia mostrou que seu avanço estava limitado pela falta de recursos em promover estudos e experiências tecnológicas do cultivo e por uma relativa resistência de alguns setores e profissionais em compartilhar conhecimento”.

NASCE ENTÃO A REVISTA HIDROPONIA 

Enfrentar obstáculos e seguir um caminho novo depende unicamente de você.”Foi então o momento de me desligar da Associação Brasileira de Hidroponia e dedicar meu tempo integral para a Revista Hidroponia. Gradativamente o espaço de assessoria era ocupado pela liderança de um veículo segmentado e direcionado exclusivamente para o cultivo sem solo.

COOPERAÇÃO PARA ATINGIR O OBJETIVO 

O estímulo para dar início a conexão na cadeia hidropônica foi por meio da colaboração e cooperação. “Nenhum elo de qualquer segmento vive no isolamento. Cooperação é um caminho sem volta, foi e sempre será. As pessoas e organizações relutam, mas ao final  não há como resistir. 

Ainda mais neste novo cenário de mercado, um ambiente todo novo que convida  para que nos desacomodemos, deixemos a zona de conforto. O projeto da Revista Hidroponia foi planejado, idealizado e proposto pela Equilíbrio Comunicação Sustentável, e levou entre planejamento, criação e estruturação do projeto 12 meses.

Com a ampliação dos parceiros, trocas de ideias, o surgimento de novos projetos e  aliados, a transformação digital em curso e o uso da tecnologia no setor de um mercado em expansão como a Hidroponia, veio também a necessidade da criação da então Plataforma Hidroponia. Um ambiente digital de negócios focados exclusivamente no cultivo sem solo, e que hoje movimenta toda uma enorme rede de parceiros nacionais e internacionais e promove eventos e negócios que abrangem uma enorme cadeia mundial. 

A configuração da Plataforma Hidroponia tem o formato de “HUB”, conexões para conectar certo. Somos profissionais de comunicação à serviço da Hidroponia e essa bandeira nos orienta dia após dia. Cada pauta, cada entrevista, todos os conteúdos temos o cuidado de validar com nosso entrevistado, com o pesquisador, com o fornecedor, uma forma de relacionamento de confiança, critério e responsabilidade.

O mundo está cheio de possibilidades infinitas e inúmeras oportunidades, mas sua vida e carreira são finitas, o que significa que você tem tempo limitado para encontrar o que está procurando e deixar sua marca no mundo. Roberto Lange está no seu tempo e não o desperdiça. Encontrou algo que gosta de fazer e faz. É assim que os verdadeiros empreendedores começam.

Conforme Roberto, as perspectivas futuras com relação a ferramenta de comunicação são do tamanho da capacidade de cada um. “Assim como quando você caminha, e o horizonte se estende a sua frente”. 

10 ANOS DE INFORMAÇÃO, COOPERAÇÃO E QUALIFICAÇÃO  

Para Roberto, o quesito visão e renovação podem coexistir pela gestão e contratação de colaboradores que reúnam disposição, qualificação, troca de experiências e aprofundamento dos projetos.

Idéias, oportunidades, parceiros sempre parecem surgir. Claro, também é preciso uma quantidade enorme de trabalho duro, mas isso só vem com a persistência. E com a Revista Hidroponia foi assim. “Chegamos aos 10 anos com muito trabalho, vibração, frustrações sim, mas a cada desafio uma renovação do propósito. 

Sou grato pelas vitórias, mas especialmente pelas dificuldades, sou grato por tudo, pois tudo faz sentido  no  caminho da superação e no caminho das conquistas. Valorizo o que tem valor,  no que tem importância e no que traz motivação. Sou seletivo nas minhas escolhas e concentro minha energia nas ações proativas. Fiz muitos novos amigos. 

Muitos parceiros, pessoas que confiaram no projeto e perceberam inspiração no desafio. Passo a passo, construí muitas alianças que tenho muito orgulho de “preservar e nutrir”. 

Pesquisadores  emprestaram seus conhecimentos e experiências em prol de um negócio maior. Empresas, que independente dos desafios, contribuíram e associam suas marcas permitindo a caminhada. Produtores de todos os portes estão juntos trazendo e compartilhando experiências. É uma aliança de colaboração”, reforça Lange.

 

PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO À SERVIÇO DA HIDROPONIA

A Plataforma Hidroponia abrange profissionais de comunicação à serviço da Hidroponia e essa bandeira é a orientação dia após dia. Cada pauta, cada entrevista, e em todos os conteúdos produzidos, temos o cuidado de validar com nosso entrevistado, com o pesquisador , com o fornecedor, uma forma de relacionamento de confiança, critério e responsabilidade.

Cabe a nossa equipe transformar informação técnica em conteúdo para esclarecimento dos produtores e interessados no cultivo sem solo. Conteúdos com profundidade e respeito para com pesquisadores, acadêmicos, produtores, fornecedores, as verdadeiras autoridades neste sistema de produção que passou de agricultura do futuro para sistema de cultivo do presente.

Big Boss 1

Roberto Luis Lange, CEO da Plataforma Hidroponia

AGRADECIMENTOS

Aqui cabe um agradecimento todo especial às pessoas que trilharam comigo este caminho, independente do tempo de contribuição e da atividade prestada. Tenho certeza que cada uma das contribuições foi relevante, estimulando, desafiando, colaborando e propondo caminhos que nos trouxeram até aqui. Entendo que mais do que um negócio, temos aqui a oportunidade de deixar um legado de registros, informações, conexões e conhecimento.

Parafraseando Confúcio:  “Escolha um trabalho que você ama, e você nunca terá que trabalhar um  dia sequer em sua vida.”

Ver com profundidade nos dá a oportunidade de entender nosso compromisso nesta jornada.

 A todos meu muito obrigado!!

Andrea Weschenfelder

Jornalista Editora Web

Compartilhe esta informação:

Posts Recentes

Cart

Nenhum produto no carrinho.

Continuar Comprar