RENDIMENTO DA PRODUÇÃO HIDROPÔNICA

Hidroponia vs Solo: as plantas hidropônicas crescem mais rápido?

Existem muitas vantagens em cultivar produtos hidroponicamente em vez da produção

em terra. Entre elas está a capacidade de cultivar mais plantas em um espaço menor, menos pragas com que se preocupar e nem perder tempo com a remoção de ervas daninhas. 

Outro benefício da produção hidropônica é que muitas plantas crescem mais rápido. E é sobre esse assunto que vamos abordar neste post. 

CRESCIMENTO MAIS RÁPIDO NA HIDROPONIA

Quanto a esse aspecto de crescimento mais acelerado, os cientistas acreditam que há várias razões para as diferenças drásticas entre plantas hidropônicas e de solo. 

O oxigênio extra nos meios de cultivo hidropônicos ajuda a estimular o crescimento das raízes. Plantas com bastante oxigênio no sistema radicular também absorvem nutrientes mais rapidamente. 

Algumas plantas estão prontas para a colheita 30 a 50% mais rápido do que estariam se fossem cultivadas no solo. Isso significa que, em alguns casos, você pode dobrar a colheita de um número semelhante de plantas ao longo do tempo em relação à agricultura tradicional. Esse número pode ser ainda maior se você considerar que se perde menos plantas para pragas e doenças no cultivo hidropônico.

Mas espere, isso não é tudo! Se o seu jardim hidropônico fosse montado no mesmo espaço de um jardim tradicional, sua produção aumentaria ainda mais, já que as plantas hidrelétricas ocupam menos espaço do que as plantas cultivadas no solo. Agora você tem potencial para dobrar as plantas com menos perdas na metade do tempo!

QUAIS SÃO AS TAXAS DE CRESCIMENTO HIDROPÔNICO

Por que as plantas crescem tão bem em um sistema hidropônico? É porque nesse sistema você está dando às plantas tudo o que elas precisam. Não há dias nublados. Sem secas. Sem deficiências de nutrientes. É um banquete para suas plantas, graças a um suprimento constante de fertilizante líquido com alto teor de nutrientes!

Essas condições perfeitas se traduzem em crescimento e maturação robustos e contínuos ao longo dos vários estágios da planta. Há uma distinção importante a ser observada – as plantas frequentemente crescem (graças à abundância de nutrientes) enquanto aceleram seu processo de maturação. Afinal, o objetivo de toda planta é amadurecer até o estágio de floração, onde pode se propagar por meio da semente.

A couve por exemplo, cresce bem em sistemas hidropônicos, geralmente ficando disponível em apenas um mês.

MELHORES PLANTAS PARA HIDROPONIA

Quer testar o “limite de velocidade” do seu sistema hidropônico? Existem várias plantas que são conhecidas por serem as plantas de crescimento mais rápido para jardins hidropônicos. Com essas plantas, você aumentará sua produção como nunca antes!

ALFACE

Vegetais com folhas, como a alface, crescem rapidamente por conta própria. Quando você as coloca em um sistema hidropônico, alguns ficarão prontos para consumo em três semanas.

ERVAS

Ervas como (manjericão, manjerona, orégano, hortelã-pimenta e hortelã) – podem ter um aumento de 25% em sua taxa de crescimento em um jardim hidropônico. A hortelã, por exemplo, vai produzir durante a temporada e quanto mais folhas você colher, mais a planta crescerá.

FOLHAS VERDES

Os verdes como (couve, mostarda, espinafre, acelga e agrião) são hortaliças que podem estar prontas para a colheita em apenas um mês, quando cultivadas em sistema hidropônico. 

CUIDADOS

Embora os sistemas hidropônicos possam fornecer uma colheita incrível, é preciso que você ainda tenha cuidado com a invasão de insetos/pragas e doenças. A própria natureza da jardinagem hidropônica oferece grande proteção contra insetos rastejantes e fungos, mas ainda podem surgir problemas. Com isso em mente, certifique-se de ter controle de insetos e suprimentos de combate a doenças disponíveis para a sua produção hidropônica.

Outra preocupação é que, quando as coisas dão errado em um sistema hidropônico, elas podem dar errado catastroficamente. Uma aplicação excessiva acidental de nutrientes líquidos pode destruir todas as suas plantas em questão de horas, portanto, certifique-se de seguir os  horários de aplicação de seus fertilizantes. Certifique-se também de monitorar a qualidade e a temperatura da água.

 

Andrea Weschenfelder
Plataforma Hidroponia – Editora WEB
MTB 10594

Compartilhe esta informação:

Posts Recentes

Cart

Nenhum produto no carrinho.

Continuar Comprar