Foi por meio da Hidroponia que um grupo de estudantes da Memorial University of Newfoundland (MUN), do Canadá, conquistou a Enactus World Cup 2016 – competição acadêmica mundial que premia projetos universitários empreendedores que promovem o bem social.
O projeto da universidade MUN, batizado de “Suc-Seed”, teve como objetivo fornecer frutas e verduras hidropônicas, cultivadas localmente, para pessoas que vivem em comunidades isoladas no norte do Canadá.
Com menos de um ano de atividade, a iniciativa já conta com impactos positivos nos municípios onde foi lançada. Membros da equipe do projeto foram até as comunidades para levar unidades hidropônicas modulares e ensinar a comunidade local sobre como realizar o manejo do sistema. Com a nova produção local implementada, o custo de frutas e verduras reduziu aproximadamente 57% em comparação com os alimentos que chegam de avião.
Participaram da Enactus World Cup projetos de mais de 1.700 campi, totalizando 35 países, inclusive o Brasil. O resultado da edição 2016 da competição foi divulgado no final do mês de setembro.

