PROGRAMA HIDROPONIA EM NÚMEROS

      Operando como catalizadores do cultivo sem solo, a PLATAFORMA HIDROPONIA integra a cadeia apoiando quem empreende. Com isso, permanentemente novos  desafios se apresentam. Novos horizontes precisam ser desbravados.

        Devemos estar atentos para responder de forma propositiva cada demanda, e esclarecer diferentes questionamentos. 

QUAL O TAMANHO DO CULTIVO SEM SOLO NO BRASIL?

    Um setor emergente, para sua expansão, exige um autoconhecimento de sua dimensão, distribuição e concentração geográfica, contribuição social e econômica, apelo financeiro, viabilidade operacional, grau tecnológico, oportunidade de posicionamento, perspectivas de desenvolvimento e apelo sustentável que oferece.

    Com essa visão,  temos como compromisso maior, responder à grande pergunta que o mercado impõe sobre a dimensão existente e futura do setor no país.

   Esse trabalho nos acompanha e permanentemente estamos reunindo informações e dados para construção de um detalhado levantamento.

    O momento conduz para novos passos na produção desta informação estratégica. O desafio é catalogar as informações, implantar um programa permanente para a atualização dos dados e a produção de diagnósticos amplos e confiáveis do setor. 

   O PROGRAMA HIDROPONIA EM NÚMEROS é a denominação que integra e agrupa todas as ações, estratégias, resultados e informações relativas à performance do setor de cultivo sem solo do passado, presente e futuro. Como  iniciativa autônoma, amplia o propósito, orientado por um plano permanente.

CENÁRIO DO CENSO

     Para alinhamento dos conceitos de amplitude do levantamento será incorporada no programa a busca de dados relacionados a todos os sistemas que não utilizem o solo como meio de cultivo e cuja nutrição mineral ocorre através do fornecimento de solução nutritiva.

    Assim sendo, a Hidroponia, em seu conceito mais amplo, e a sua diversidade de sistemas – NFT, Bancadas Individuais, Sub irrigação, DFT, NGS, Floating, Cultivo em Substrato, Pavio, Aeroponia e suas outras variantes – e a Aquaponia, são os métodos de produção incluídos no diagnóstico e de interesse do censo.

    Quando ao porte dos negócios, dados de todos os produtores da cadeia interessam, desde a agricultura familiar, passando por pequenas, médias e grandes instalações de produção, em estufas ou indoor. Toda e qualquer informação será tratada com relevância e adicionada na apuração.

O programa tem como pilares de sustentação:

  • Mercado;
  • Dados;
  • Tecnologia;
  • Cooperação.

Todos integrados e mutuamente relacionados para a excelência dos registros.

Mercado é o ambiente de coleta.

Dados são os registros que desejamos obter. 

Tecnologia é a informação, estratégia e mecanismos de captação.

Cooperação é o que integra e une os públicos interessados no resultado.

DEMANDA RECORRENTE

    O planejamento do levantamento prevê municiar o mercado com dados estratificados e seguros para dimensionar o porte do setor.

    Tudo isso será de vital relevância para a estruturação técnica, representatividade socioeconômica, capacidade de mobilização, criação de novos mecanismos de assistência técnica, propulsão tecnológica e atração de investimentos. Demandas recorrentes que toda a cadeia interessada no setor apresenta.

     Neste processo, a busca, além de identificar o perfil de produtores, deve igualmente reunir dados de fornecedores, consultores, instituições de ensino, órgãos engajados, entidades operantes e outros levantamentos capazes de dimensionar estratégias e posicionamentos para embasar estratégias de fortalecimento do cultivo sem solo.

OBJETIVO GERAL

  • Dimensionar o tamanho do cultivo sem solo no Brasil.
  • Georreferenciar as unidades de produção.

OBJETIVOS COMPLEMENTARES

  • Apurar índices de desempenho econômico/social/institucional;
  • Participar ativamente de órgãos e instituições públicas;
  • Estimular investimentos para expansão;
  • Incentivar um ambiente técnico-profissional;
  • Valorar a sustentabilidade que o setor alinha;
  • Criar políticas públicas de cooperação tecnológica;
  • Alavancar expressão política/institucional

ESTRATÉGIA DE AÇÃO

      O Programa Hidroponia em Números foi estruturado a partir de um amplo estudo e envolvimento de especialistas com diferentes expertises.

   O mapeamento será conduzido por estado da Federação, de forma independente, sem conexão operacional no processo de apuração, e reunindo colaboradores, apoiadores e instituições regionais. Uma mesma instituição poderá participar do processo em diferentes estados, desde que atenda às disposições regionais.

INSTRUMENTO DE PESQUISA

     O questionário é um instrumento qualitativo e quantitativo.

     Visando: 

  • Traçar o perfil do produtor;
  • Apurar sua localização;
  • Identificar sua origem do produtor e forma de ingresso no cultivo sem solo;
  • Indicar o(s) sistema(s)  usado(s) na produção;
  • Relacionar as principais culturas;
  • Levantar volumes de produção;
  • Conhecer níveis de tecnificação empregadas na produção;

      Dentre outras questões inseridas no instrumento.

     A estratégia de aplicação das pesquisas acontecerá em etapas, atendendo uma prerrogativa técnica e estratégica para obtenção de informações.

AÇÕES PARA CAPTAÇÃO DE DADOS

      O processo de captação de dados será também baseado no TCLE – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

  • Campanhas de sensibilização de acesso ao site www.plataformahidroponia.com;
  • Contato presencial/virtual;
  • Compartilhamento de link para preenchimento do formulário digital;
  • Impulsionamento a partir do mailing de parceiros;
  • Publicação do link  nas redes sociais;
  • Envio de e-mails com o link para preenchimento do  instrumento;
  • Envio do link via whatsapp; (dentre outras).

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS

       A Plataforma Hidroponia, dentro de sua política editorial, sempre atuou na reserva de dados de todos os seus públicos. Ao longo de sua história, preserva total zelo pelos dados colhidos e entregues em confiança pelos seus inúmeros assinantes, consultores, fornecedores e público com interesse no cultivo sem solo.

     Hoje, vê-se ainda mais fortalecida com esta prática de fidelidade com seu público, e reforça sua convergência com a LGPD, lei promulgada para preservar a privacidade das informações individuais, quer seja de empresas ou pessoas físicas.

      Desta forma, o Programa Hidroponia em Números está sendo realizado com base nesses conceitos e premissas. Preservar dados e informações individuais.

     Qualquer que seja o relatório expedido, em qualquer tempo e para qualquer público, as informações somente irão traduzir dados de mercado, percentuais apurados, informações  pertinentes aos cenários regionais e nacionais. Preservando sempre o compromisso da Plataforma Hidroponia com sua audiência de confiança.

COOPERAÇÃO

      Um grande esforço de cooperação está em andamento.

      Todos estão convidados para contribuírem no processo de coleta de dados.

    Entidades, organizações, instituições de origem pública e privada, empresas parceiras, Consultores Hidropônicos Avançados, assinantes e todos os públicos interessados por esse grande levantamento de informações podem participar.

RECURSOS TECNOLÓGICOS

   Os recursos tecnológicos estão estruturados para reunir dados dentro de cada UF, produzir para análises por estado e, posteriormente, cruzar informações para um relatório nacional. 

     Analistas de dados e especialistas em levantamentos estatísticos estarão gerando informações estratificadas a partir dos números apurados.

PARCERIA TECNOLÓGICA

logo eligo fundo branco

      A COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA firmada pela PLATAFORMA HIDROPONIA com empresa PRD SISTEMAS,  tem na tecnologia um importante suporte para o fiel registro dos dados qualitativos e quantitativos do mercado brasileiro do cultivo sem solo.  A empresa criou uma versão de seu sistema ELIGO para reunir dados e as informações serão lançados individualmente pelos produtores e o resultados estarão disponíveis em tempo real.

News 1 Hidroponia em Numeros

Se você é produtor use o link abaixo :

Se conhecer produtores e deseja colaborar, encaminhe este link para seus contatos produtores.

PARTICIPE!

Contate: direcao@plataformahidroponia.com - Telefone: +55 (51) 3279.7539 - Telefone Celular/WhatsApp: +55 (51) 998.655.070

PLATAFORMA HIDROPONIA junto com suas MARCAS DE VALOR, parceiros estratégicos, organizações e instituições.

Adesões já confirmadas:

Emater RS
Embrapa
Universidade
CESMAC
IFMGS
Gov RGS
21 Hortivinyl
1 ABCsem
27 Oasis
Sakata
Gioplanta
logo Aquafertil
11 Conplant Ferti
14 Hidroplasticos
Logo Ramos
3 Agristar
Elementor PROWP RocketCrocoblockCheckout Woocommerce

Cart

Nenhum produto no carrinho.

Continuar Comprar