O Centro de Eventos, Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, detém o palco mais aguardado dos últimos dois anos ao público hidroponista. A 12ª Edição do Encontro Brasileiro de Hidroponia registrou o maior número de inscritos, ao ultrapassar a marca de 500, e, nesta quinta-feira, 27, reúne profissionais, acadêmicos e expositores.
ATRAÇÕES
A abertura do evento partiu da fala do Professor Doutor Jorge Barcelos, justamente, ao falar do Laboratório de Hidroponia (LabHidro), com o tema “LabHidro 20 anos no Front”. Também pela manhã, Fernando Almeida abordou a “Hidroponia ecológica e financeiramente sustentável”, e Adriano Delazeri, o “Substrato para morango em slabs: da escolha ao manejo”.
À TARDE
José Bergamo deu continuidade às palestras pela tarde com a fala sobre “Minimamente processado, agregando valor ao produto hidropônico”. Do Paraguai, Emilio Ibarrola faz a primeira participação internacional, com a fala sobre a aproximação de produção entre os dois países. Fábio Veltrini, às 16h30 dá dicas de manejo em verduras hidropônicas, e, com o encerramento do primeiro dia, Patrick Blanc, o botânico francês, traz seu trabalho internacional sobre “Parede Vegetal”.
APRESENTAÇÕES
Além das palestras, três trabalhos científicos fazem parte da programação deste primeiro dia. Diego Peçanha, Marta Freitas, Marlene Vieira, Ygor Gonçalves, Thaísa Lima e Assistone de Jesus apresentaram a pesquisa sobre “Índice SPAD em folhas novas e velhas de jambu cultivadas em deficiência de macronutrientes e boro”.
“Produção hidropônica de coentro sob diferentes intensidades luminosas com led”, é o objeto de estudo de Paulo Sérgio da Rocha, Fernanda de Freitas, Sergio Mosele, Antonio do Amaral e Maicon Lussini. E, por último, Suélin Rover, Jorge Barcelos e Marina Coutinho falam sobre “Efeito da aplicação de Biostimul ® sobre a produção de rúcula (Eruca sativa L.) em hidroponia”.
Confira as apresentações de Pôsteres
Créditos: Bianca Garcia