O desenvolvimento da expertise é um longo processo, durante o qual elementos teóricos e práticos do conhecimento especializado são integrados. Uma ferramenta para isso é dar mais atenção ao conhecimento prático.
O cultivo Hidropônico é uma prática que tem o potencial de eliminar muitas das limitações observadas na produção agrícola tradicional. Mas para isso, exige conhecimento e mais que isso, a prática. Diante desse cenário da produção sem solo que não para de crescer e introduzir novas tecnologias, a GEPOL (Grupo de Estudos e Práticas em Monocultura) criado em 2007, pela ESALQ (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz/USP) promove de 10 de novembro a 10 de dezembro, a segunda edição do treinamento prático online sobre cultivo Hidropônico de hortaliças.
Realizado pelos pesquisadores Simone da Costa Mello (ESALQ/USP) e Fernando Cesar Sala (UFScar/Araras), o evento traz muitas horas de conhecimento e habilidades sobre o cultivo Hidropônico.
A QUEM SE DESTINA O TREINAMENTO?
O curso abrange diversas práticas e tecnologias e é destinado a produtores, estudantes e profissionais com interesse no cultivo Hidropônico. De acordo com a pesquisadora e responsável pelo treinamento Simone da Costa Mello, o curso será um evento anual e aprimorado. “Elaboramos um treinamento para que todos possam ter acesso. Temos profissionais que não são da área agronômica investindo nesse setor”, observa.
APRENDER FAZENDO
A educação prática e a experiência profissional andam de mãos dadas para fazer a ponte entre o saber e o mercado de trabalho. Para Fernando Cesar Sala, professor e incentivador de aulas práticas, reitera que a formação profissional vai além da formação teórica. “Essa complementação se dá com a prática. Eu costumo dizer aos meus alunos que a melhor forma de você aprender, é fazendo”, destaca.
PRODUÇÃO COM SUSTENTABILIDADE, ILUMINAÇÃO, PRODUTIVIDADE E QUALIDADE
Depois de conhecer os benefícios da produção Hidropônica, é difícil não investir na técnica. As pautas que integram o cronograma do curso prático, de acordo com Simone serão apresentadas por profissionais que falarão do manejo e da prática de forma sustentável que hoje é uma realidade.
“Os setores agrícolas estão cada vez mais, tentando produzir com produtos biológicos, evitando resíduos químicos nas plantas e vegetais para consumo.
Falarei bastante sobre uso da iluminação artificial para incremento da produtividade e qualidade, além da necessidade de controle do ambiente e potencial dessa tecnologia.
Também vamos falar sobre diferentes sistemas de desinfecção. Teremos vários aspectos importantes e novidades do setor”, finaliza.
Você está convidado a fazer parte desse treinamento. Confira a programação do curso e investimento aqui!
Link para inscrição: https://fealq.org.br/informacoes-do-evento/?id=996Andrea WeschenfelderPlataforma Hidroponia – Editora WEBMTB 10594

