Planeta Água – Horta hidropônica no fundo do oceano

Frutas, legumes e verduras são cultivadas por Hidroponia e utilizam sistemas de irrigação por gravidade.

Producao de alimentos no mar

A Hidroponia não para de crescer e também de surpreender. O italiano Sergio Gamberini, fundador da empresa de equipamentos de mergulho Ocean Reef Group, criou uma estufa de 15 metros quadrados embaixo d’água, a cerca de 10 metros de profundidade. O projeto, batizado de Nemo’s Garden (Jardim do Nemo, em inglês), está sendo desenvolvido na Baía de Noli, na Itália. Dentro de cada uma das biosferas submarinas crescem cerca de 60 plantas, que são cultivadas por Hidroponia e sistemas de irrigação por gravidade.

A evaporação natural se transforma em água doce dentro das esferas e irriga sistematicamente as plantas. Além disso, os experimentos realizados demonstraram que essas plantas crescem mais rápido do que se estivessem na Terra. O microclima e as condições térmicas dentro das biosferas são ideais para o crescimento das plantas e os rendimentos das culturas, não muito diferente de uma estufa convencional, mas não requer fontes de energia adicionais, além do uso de energias renováveis aproveitadas do sol. 

Cultivo hidroponico no oceano

O sistema utiliza células de plástico como balões, recheados com 2 mil litros de ar – dentro, os mergulhadores ficam com o corpo metade dentro da água, metade na célula. Nas estruturas são cultivadas 26 espécies de plantas, como manjericão, alho, couve, feijão, morango e rabanete, entre outras. Os vegetais não recebem aplicação de agroquímicos e se protege de fenômenos como tempestades, ciclones ou mesmo mudanças de estação, permitindo o cultivo ao longo de todo o ano. E a água do mar funciona como um filtro, intensificando os cheiros e sabores dos produtos. Todas as operações, como plantio, manejo e colheita dos vegetais, são feitas por mergulhadores.

Para Gamberini, o mar é auto-sustentável e um carregador gratuito já que a temperatura da água não oscila muito, oferecendo estabilidade às plantas em termos de calor. “A água do mar age como um filtro por conta própria, cortando todas as frequências desnecessárias de luz que penetram no oceano. Assim, as plantas cultivadas debaixo d’água são mais saudáveis ​​e de alta qualidade”, destaca. “Sabores, cheiros e sabores são mais intensos do que os das plantas cultivadas em terra”, acrescenta.

Cultivo hidroponico no mar

O empreendedor tem trabalhado com especialistas em agricultura para melhorar o design e a vida útil das esferas submarinas, que foram patenteadas. Sua empresa possui autorização do governo italiano para operar por cinco meses anuais, de maio a setembro. 

Compartilhe esta informação:

Posts Recentes

Cart

Nenhum produto no carrinho.

Continuar Comprar