Sistemas de cultivo hidropônico possuem mais benefícios para a saúde em comparação com alguns alimentos cultivados no solo, foi o que apontou o relatório divulgado pela a Universidade de Nevada, localizada na Virginia, Estados Unidos.
Depois de comparar os solos e os morangos cultivados em sistema hidropônico, os pesquisadores da Faculdade de Agricultura, Biotecnologia e Recursos Naturais determinaram que os morangos hidropônicos apresentaram rendimentos significativamente mais elevados do que os morangos cultivados no solo. Também descobriram que nas estufas da Universidade utilizadas na Estação Experimental Agrícola Nevada, requerem 30 por cento menos água em comparação com o sistema tradicional.
“Também encontramos níveis de vitaminas significativamente mais elevados também foram encontrados nos morangos hidropônicos, em comparação com os morangos cultivados no solo. Os morangos sem solo apresentam índices mais elevados em vitaminas C e E. Bem como o total de compostos polifenólicos, que servem de proteção como antioxidantes para o corpo “, disse o pesquisador e pós-graduação do estudante no projeto Chenin Treftz.
“A Hidroponia tem um monte de conotações positivas por causa dos benefícios ambientais que ela pode oferecer como usar menos água, menos produtos pesticidas e pode ter rendimentos mais elevados”, disse Treftz. “Estávamos tentando investigar um lote destes benefícios com os morangos, porque nós não vimos que nada na literatura ainda”, finalizou.