Cozinhar é uma arte que, por vezes, pode ser comparada a uma ciência, quase como um processo alquímico aplicado aos alimentos durante o seu preparo. Existem profissionais da Culinária que viram na Hidroponia uma nova opção para incrementar os seus pratos, tornando seus ingredientes mais saudáveis, saborosos e com uma aparência única.
Foi tudo isso que levou o chef de cozinha Alexsandro Silva dos Santos, baiano de nascimento, mas que atualmente reside em Aguaí/SP, a pesquisar sobre a Hidroponia. O cozinheiro, que atua no ramo da culinária japonesa, viu na prática hidropônica uma oportunidade para empreender com conhecimento, motivo pelo qual adquiriu um acervo inteiro ao assinar a Revista Hidroponia. “Meu desejo é voltar para a minha terra natal, Barra da Estiva/BA, e iniciar até o final do ano uma produção baseada nos conceitos da Hidroponia. Estou até mesmo disposto a deixar de trabalhar com a comida oriental e me dedicar ao plantio, comercialização e consumo próprio”, planeja dos Santos.
O que despertou o desejo do chef de voltar ao seu habitat natural depois de 11 anos foi a animadora proposta da Hidroponia, cultivo que não depende do solo, economiza água, gera uma produção mais regular e com mais ciclos de colheita, entre outros. “Quando saí de Barra da Estiva, o principal plantio da região era de café. Hoje em dia, até morangos estão sendo colhidos. Acredito que é o momento certo para retornar, mas claro, preciso me aprofundar nos conhecimentos hidropônicos primeiro”, enfatizou Alexsandro.
Além de todos esses fatores, estar perto de sua mãe, a dona Irlan Silva dos Santos, é um diferencial. Ela, que é agricultora e cultiva coentro, cebolinha e couve, poderá receber um auxílio do filho utilizando a Hidroponia na hora de plantar. “Na Bahia, eles consomem muito coentro, que é a principal fonte de renda da minha mãe. Sei que posso aumentar a produção dela com tudo o que eu aprender com o acervo da Revista Hidroponia”, concluiu.
Por Jorge BoruszewskyFonte: Alexsandro Silva dos Santos, futuro empreendedor