(Resultado da Enquete de julho de 2016)
Durante o mês de julho, a seção Enquete, do site da Revista Hidroponia, exibiu como pergunta para os internautas a seguinte questão: “O que a Hidroponia precisa para se tornar mais conhecida?”. O resultado, apurado no início deste mês, apontou “Mais divulgação na mídia” como a opção mais votada (41% do total).
Na sequência, apareceram as opções “Mais incentivo governamental” (38%), “Maior engajamento dos produtores” (16%) e “Melhor aceitação pelo varejo” (6%). Confira abaixo a opinião de leitores da Revista Hidroponia sobre o resultado.
Jucenir Marcon Zanatta, diretor da Zanatta Estufas Agrícolas, de Santo Antônio da Posse (SP): “Na minha visão, a opção mais importante é a maior aceitação do varejo. Acredito que seja necessário conscientizar mais os estabelecimentos que comercializam produtos hortícolas sobre a Hidroponia e os benefícios que ela oferece ao consumidor. Afinal, os produtos obtidos do cultivo sem solo são mais saudáveis e apresentam alta qualidade.
Outro fator muito importante está relacionado à evolução da infraestrutura da Hidroponia no Brasil. O produtor precisa estar constantemente aberto às novas tecnologias e querer investir em materiais e insumos de qualidade para seus cultivos. Quanto mais avançado o cultivo sem solo for, maior será a sua força de atuação.”
Luiz Carlos Hauly, deputado federal (PSDB-PR): “O cultivo sem solo é uma área de interesse que está ampliando o seu espaço tanto no campo da produção, quanto no da pesquisa. Assim, a ampliação da divulgação é fundamental para se tornar mais conhecido. Também escolho a opção vencedora, pois ela demonstra que o mercado hidropônico precisa definir novas estratégias de ação para se tornar mais famoso pelo público em geral. Outra opção que destaco é o maior engajamento dos produtores, aspecto que é decisivo para a ampliação do acervo de informações sobre o setor.”
Horacy Fagundes da Rosa Júnior, engenheiro agrônomo e produtor de morango em semi-hidroponia, de Encruzilhada do Sul (RS): “Acredito que para a Hidroponia se tornar mais conhecida falta um pouco de cada coisa. O primeiro passo é difundir de maneira clara esse sistema de cultivo para o produtor interessado. Nesse aspecto, a internet promoveu muitos avanços.
Entre as opções da enquete, escolho “Maior envolvimento de órgãos governamentais”, pois na minha região [Vale do Rio Pardo], por exemplo, não vejo iniciativas voltadas à Hidroponia. Claro que essa questão pode variar de região para região, mas há outros lugares que também carecem de um maior incentivo nessa área.
Para o setor se fortalecer, também é necessário o reconhecimento do mercado. Uma iniciativa que vejo nesse sentido é quando supermercados expõem produtos hidropônicos em perfis com água, reproduzindo para o alimento as condições de ambiente semelhantes em relação a quando estava na estufa. Desta forma, se estende a durabilidade e qualidade do alimento hidropônico.”