Com a chamada de capa “UFSCar e pesquisador do Campus Araras são indicados para o Prêmio Brasil Hidroponia 2015”, a edição do dia 4 de dezembro do periódico “Dia Dia” de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, evidência a premiação.
Na matéria as três indicações referentes à UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) foram mencionadas. A Universidade concorre nas categorias “Fornecedor de Tecnologia e Inovação” e como “Instituição de Ensino”. E na categoria “Pesquisador” foi indicado o Dr. Fernando Sala, docente do Campus Araras, responsável pelo desenvolvimento das variedades de alface, cujo processo de proteção foi apoiado pela Agência de Inovação da Instituição.
De acordo com o pesquisador, as indicações são motivo de orgulho e felicidade, tendo em vista o reconhecimento da Universidade como inovadora e por sua contribuição para o desenvolvimento do setor no Brasil. “O trabalho das alfaces nos trouxe destaque com o programa de melhoramento genético no setor de folhosas. A UFSCar tem contribuído com o desenvolvimento da alfacicultura brasileira e, em especial, da Hidroponia, pois o cultivo hidropônico assimila rapidamente novas tecnologias e o mais importante: aplica-as ao mercado”, ressaltou.
A publicação ainda frisou o caráter inédito do Prêmio, que busca reconhecer o esforço e talento, além de estimular a promoção do setor, destacando produtores, profissionais, instituições e empresas que fazem a diferença para o desenvolvimento do sistema.