Veganismo - Tudo o que você precisa saber

QUEM É O VEGANO?

Um vegano é uma pessoa que não consome ou usa produtos derivados de animais. Uma dieta vegana contém apenas alimentos vegetais. Diz-se que o termo vegano é escolhido combinando a primeira e a última letras de 'vegetariano'. Em outras palavras, podemos dizer que o veganismo é uma forma de viver a vida em que se excluem todas as formas de produtos de origem animal, evitam a exploração dos animais e a crueldade, seja para alimentação, roupas ou qualquer outro propósito.

 

COMO OS VEGANOS SÃO DIFERENTES DOS VEGETARIANOS?

Embora ambas as dietas se concentrem na ingestão de alimentos vegetais, os vegetarianos incluem ovos, mel e laticínios em sua dieta. Por outro lado, os vegans evitam todos os alimentos de origem animal ou produtos de origem animal, incluindo carne, aves, ovos, mel e laticínios, o uso de calçados e roupas derivados de couro.

 

HISTÓRIA DO DIA MUNDIAL DO VEGANISMO 

O Dia Mundial Vegano foi introduzido em 1994 por Louise Wallis, então presidente da The Vegan Society no Reino Unido, para comemorar o 50º aniversário da fundação da organização e a cunhagem dos termos "vegan" e "veganismo".

Em 2011, Wallis disse: "Sabíamos que a Sociedade havia sido fundada em novembro de 1944, mas não sabíamos a data exata, então decidi pelo dia 1º de novembro, em parte porque gostei da ideia de esta data coincidir com Samhain/Halloween e o Dia dos Mortos - tempos tradicionais de festa e celebração, tanto adequados quanto auspiciosos. "

 

POR QUE UMA DIETA VEGANA É MELHOR PARA O PLANETA?

Uma resposta é o enorme custo ambiental da pecuária industrializada.

Hoje, a ONU  diz que a carne e os laticínios (pecuária) respondem por 14,5% de todas as emissões de gases de efeito estufa pelo homem. Isso é aproximadamente equivalente às emissões de escapamento de todos os carros, trens, navios e aeronaves do planeta!

Se todos nós formos veganos , as emissões mundiais relacionadas a alimentos cairão 70% até 2050, de acordo com um relatório de 2016 sobre alimentos e clima na revista acadêmica Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS).

 

AS HORTALIÇAS E AS FRUTAS SÃO EXTREMAMENTE IMPORTANTES PARA A SAÚDE

Elas, hortaliças e verduras devem fazer parte da dieta diária de qualquer pessoa. Os legumes de folha verde escura são muito ricos em nutrientes importantes, nomeadamente vitaminas, ferro, cálcio e outros minerais, sendo recomendável consumi-los todos os dias. 

A fruta, claro, também é muito importante. Se não gostares muito de comer fruta individualmente, experimenta fazer uma salada de diversos frutas, de modo a misturar diferentes sabores. 



Então, agora que você já sabe sobre o Veganismo e sobre os veganos, que tal conhecer sobre a técnica de produção de alimentos sustentável?

 

Andrea Weschenfelder

Plataforma Hidroponia - Editora WEB

MTB 10594

 

 

 

Tags: veganismo vegano dia mundial do veganismo vegetariano vegetarianismo alimentação alimentação saudável hidroponia

Compartilhar

Relacionados

Conversar no Whatsapp