Conheça Eddy, o robô que pode ajudá-lo a cultivar vegetais em sistema hidropônico

Imagine um robô ensinando você a cultivar os vegetais mais deliciosos e nutritivos que possa imaginar. Eddy é um agricultor diferente de qualquer outro que você conheceu. Existe uma tigela de morangos da sua infância da qual você ainda se lembra? Uma salada de tomate que você gostou durante uma viagem? Se você puder descrever esses momentos de devaneios com vegetais para Eddy, ele o ajudará a produzi-los e recriá-los em casa. Parece coisa de filme de ficção científica, mas não, não é! Ele realmente existe!! E com a Hidroponia ele torna isso realidade. Vamos conhecê-lo agora.


         Eddy é um pequeno robô com menos de 30 centímetros de altura, feito de plástico azul e preto. Ele pode ficar em uma unidade hidropônica de qualquer tamanho e comunica detalhes sobre as condições de cultivo para o produtor, por meio de um aplicativo em seu smartphone. Usando sensores sem fio, Eddy informa o nível de pH, temperatura e umidade relativa, detecta contaminação e fornece informações sobre como resolver problemas.


         Mas o que é realmente legal sobre Eddy é que você pode dizer a ele, por meio do aplicativo, exatamente o que você quer em sua comida, ou seja, calorias, vitaminas, sabor e aparência, entre outros itens. Ele pode prever e orientar o crescimento da planta, dando ações reais para o produtor para fazer isso ocorrer. “Você pode mudar o perfil de nutrientes da planta sabendo exatamente o que ela precisa para crescer”, disse a diretora de Marketing de Eddy, Karin Kloosterman.


Dessa forma, você poderá cultivar vegetais mais adequados como para combater doenças crônicas como diabetes, ou recriar os deliciosos tomates tradicionais de  Anthony Bourdain. Uma  startup israelense chamada Fluxony Bourdain. projetou o robô para “tornar a Hidroponia acessível ao cidadão comum”. Seu público-alvo são os Millennials (pessoas nascidas entre meados da década de 1985 e o fim dos anos 1990), muitos dos quais estão comprando casas e criando hortas hidropônicas.

 


Hidroponia mais acessível

 A Hidroponia torna a produção acessível, mas requer um manejo adequado para operar. Com poucos especialistas na área, pode ser difícil para os novos produtores entender o processo. Eddy atua como facilitador da operação. Nas palavras de Kloosterman, ele representa a “democratização da informação”, porque permite que os produtores se conectem com outros produtores próximos, recebam conselhos personalizados para seus cultivos e acessem os dados de origem coletiva que são adicionados por meio de fóruns e coleta passiva.


         Para tornar o trabalho ainda mais fácil, Eddy está sempre aprendendo, mudando seu comportamento com base no que os produtores hidropônicos aprendem e adicionam ao banco de dados.


É um conceito fascinante que tem potencial para revolucionar nosso sistema alimentar, tornando as hortas caseiras mais fáceis de cultivar, mesmo em espaços apertados com recursos limitados, e dando às pessoas o controle sobre o que vai em sua alimentação.

 

Saiba mais:  Hidroponia, a alternativa para a segurança alimentar diante da mudança climática
 
Andrea Weschenfelder
Plataforma Hidroponia- Editora Web
MTB 10594

Tags: robo eddy eddy cultivo vegetais cultivo vegetais automatização robo

Compartilhar

Relacionados