Filipinas: governo lançará projeto de agricultura hidropônica

Para ajudar os agricultores a maximizar o espaço limitado no cultivo de safras de alto valor, o governo provincial de Leyte, nas Filipinas lançará um projeto de agricultura hidropônica. O governador Leopoldo Dominico Petilla, informou que, em comparação com a jardinagem tradicional, a hidroponia é um conceito que usa menos solo, menos espaço, menos água, com uma taxa de crescimento de 30 a 50% mais rápida.

 

A iniciativa é em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia, a Universidade Ateneo de Manila, a Universidade Estadual do Arizona e a Universidade Estadual Eastern Visayas (EVSU). Conheça!



PRODUÇÃO HIDROPÔNICA EM VANS CONTAINER PARA APLACAR DESASTRES NATURAIS

 

Como a hidroponia também usa menos solo, ela elimina pragas e doenças transmitidas pelo solo que normalmente afetam o crescimento das plantas, de acordo com o governador.

 

“O bom desse projeto é que estamos usando vans container. Durante calamidades naturais e desastres como tufões, podemos transferir as vans para um local mais seguro, onde o tufão não irá atingir diretamente ”, disse Petilla.

 

Duas vans de contêiner serão usadas no teste piloto da agricultura hidropônica, onde uma será instalada dentro do campus principal da EVSU, enquanto a outra está na fazenda La Granja De Reyna, um beneficiário do programa agrícola do governo local nesta cidade.

 

“Inicialmente, eles tentarão cultivar alface, depois, eventualmente, tentarão outras culturas, como tomate e pimentão”, disse Petilla.

 

Outras plantas que podem ser cultivadas usando hidroponia incluem crocante de espinafre manteiga, manjericão, hortelã, morangos, pepino e flores de calêndula.

 

O governador disse que está de olho no lançamento do projeto antes do final de 2020, quando a construção dos sistemas hidropônicos dentro das vans de contêineres estiver concluída.

 

“Nosso principal objetivo aqui é ter resiliência alimentar para a subsistência de nossos produtores. Mesmo se um forte tufão atingir nossa província, nossos agricultores irão imediatamente retomar o cultivo porque suas plantações estão protegidas. Eles podem plantar suas safras o ano todo ”, disse ele.

 

Se o resultado do teste piloto for bem-sucedido e viável, isso pode ser replicado por outros produtores em Leyte, especialmente as organizações que são beneficiárias do Projeto Mais Renda no Campo do governo provincial, de acordo com Petilla.

 

Conheça também: Projeto Greendomo traz produção local sustentável para a Espanha 

 

Andrea Weschenfelder

Plataforma Hidroponia - Editora WEB

MTB 10594

Tags: hidroponia agricultura filipinas agricultura hidroponica

Compartilhar

Relacionados

Conversar no Whatsapp