NASA usa tecnologia da Hidroponia para produção de alimentos no espaço

A agência espacial norte-americana (Nasa) também está focada na agricultura para desenvolver novos projetos. Desde 2017, o Centro Espacial de Kennedy, no Estado da Flórida, nos Estados Unidos, o Advanced Plant Habitat (APH),  conta com um modelo de estufa artificial com capacidade para assegurar o crescimento de plantas para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). 

O projeto tem ferramentas que monitoram a umidade, velocidade do ar, níveis de CO2 e um sistema de infravermelho que pode simular parcialmente o sol. 

Tudo funciona por meio de um ambiente artificial que recebe bombeamento de água e nutrientes. Desta forma, é possível produzir alfaces, acelgas e repolhos. 

Você consegue imaginar esse cultivo sem solo no espaço? Então, isso é a Hidroponia.

 

COMO É A ESTRUTURA HIDROPÔNICA DA NASA

 

O Advanced Plant Habitat tem capacidade física e tecnológica 25% maior do que o projeto anterior, apelidado de Veggie. 

O Plant Habitat está equipado com mais de 180 sensores calibrados para garantir que o sistema funcione autonomamente, usando um projeto experimental pré-programado que fornece um ambiente de crescimento adequado (por exemplo, temperatura, umidade relativa, nível de dióxido de carbono, intensidade da luz e qualidade espectral) para experimentos com plantas até 135 dias.

A entrega de nutrientes é realizada por transferência ativa através de uma matriz de enraizamento através de tubos porosos. O Plant Habitat também inclui uma interface de dados/ e permite telemetria de dados em tempo real, comando remoto e downlink de fotos.

Acesse também: NASA TESTA ESTUFAS INFLÁVEIS DE SISTEMA HIDROPÔNICO

 

Essa iniciativa evidencia como a Nasa aplica a ciência em todas as disciplinas - neste caso, a Biologia Espacial - para cultivar plantas saudáveis e assim possibilitar que os astronautas prossigam avançando exploração espacial humana, de acordo com cientistas. A divisão de Pesquisa e Aplicações em Ciência Espacial e Ciências Físicas da Nasa integra e financia tais pesquisas.

Quer saber mais sobre o cultivo Hidropônico no espaço? Leia: Cientistas italianos planejam viabilizar cultivo de tomates hidropônicos no espaço 

Tags:

Compartilhar

Relacionados

Conversar no Whatsapp