Higienização no consumo de Hidropônicos

O cultivo hidropônico é um método de produção que vem crescendo anualmente. As principais culturas cultivadas hidroponicamente são tomates, pimentões, alface, pepino, ervas, morangos e plantas ornamentais. A Hidroponia é cultivada em água e os nutrientes são reciclados, sendo uma maneira ecologicamente responsável de produzir alimentos. 

Entre os muitos benefícios, estão as práticas de higienização que em um sistema hidropônico exigem superfícies e equipamentos de contato com a água ou material vegetal devem ser lavados primeiro e depois desinfetados.

Atualmente, com as medidas sanitárias de combate a pandemia, os alimentos também são foco de maior cuidado na sua higienização, pensando nisso, a Plataforma Hidroponia traz uma visão da medicina com o casal Heitor e Flávia Hentschel, ele médico ginecologista e professor da Faculdade de Medicina da UFRGS e membro efetivo da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina e ela,Especialista em Enf. Obstétrica, Mestre em Enf. Materno Infantil, Profa. da Escola de Enfermagem da UFRGS e Diretora do Curso de Enfermagem da ULBRA , sobre as principais recomendações sanitárias envolvendo a compra e o consumo de alimentos hidropônicos e por que eles são os mais recomendáveis. Confira! 

PH - Neste momento de pandemia, como profissional de saúde, quais as recomendações que devem ser observadas com os alimentos? 

 

H & FH -  Em tempos de pandemia ou fora dela, os cuidados devem ser sempre os mesmos e observados rigorosamente. A lavagem das mãos com água e sabão e água corrente e o uso de álcool a 70% ou álcool em gel, devem fazer parte da rotina do consumidor de hidropônicos ao manusear os alimentos.

 

PH - No cenário atual, hortaliças hidropônicas são mais recomendadas?

 

H & FH - Com certeza! Pela forma como são cultivadas, as hortaliças hidropônicas são mais recomendadas porque são mais protegidas das intempéries ao longo de todo o seu desenvolvimento.

 

PH - Mesmo sabendo que os alimentos produzidos pelo método hidropônico são mais assépticos que o convencional, quais os cuidados específicos com estes na higienização doméstica?

 

H & FH -  Os alimentos produzidos pelo método hidropônico, por exemplo: tomates, abobrinhas, pimentões, berinjelas, também devem ser higienizados com uma esponja delicada e detergente de cozinha. 

Após, secá-los com pano limpo. Os que estiverem maduros deverão ser colocados na geladeira. Os demais, que necessitam de maturação, devem ser colocados em recipientes limpos durante o tempo necessário. No momento do consumo devem ser lavados rapidamente em água corrente.

 

PH - E os consumidores de hidropônicos, como podem reforçar os cuidados após comprarem estes alimentos?

 

H & FH - Vamos usar, neste item, como exemplo, a “rúcula”. Após sua aquisição, a mesma deve ser colocada diretamente na geladeira. No momento anterior ao consumo, retirar da embalagem a quantidade desejada e recolocar o restante sob refrigeração.

As folhas que serão consumidas naquele momento devem ser lavadas individualmente, em água corrente. Cabe sugerir ainda, que o maço adquirido no mercado seja colocado num segundo saco, este de plástico para alimentos. Desta forma, as folhas não ficarão murchas e o produto poderá ser consumido por vários dias.

Tags: Saúde Hidroponia Cultivo Sem Solo Cuidados Higienização Proteção

Compartilhar

Relacionados

Conversar no Whatsapp