Especial Retrospectiva Hortitec 2019 - Dias de Campo atraem visitantes

A Feltrin Sementes e a Agristar promoveram eventos simultâneos à Hortitec, em Holambra.

O Winners Day, evento anual da Feltrin Sementes chegou a sua quinta edição em 2019 e reuniu mais de 2,9 mil participantes, produtores, viveiristas e estudantes das mais diversas cidades do Brasil e do exterior. Todos puderam analisar e acompanhar os produtos que a empresa comercializa e desenvolve com genética tropicalizada, a fim de atender às demandas das diversas regiões do Brasil com tipologias mais resistentes e tolerantes.

A Feltrin, que atua há mais de quatro décadas no mercado no setor de HF, atendendo às necessidades da cadeia produtiva, investe constantemente em desenvolvimento de novos produtos e aprimoramento técnico de sua equipe. O gerente de Desenvolvimento da Feltrin Sementes, Luis Eduardo Rodrigues, disse que a empresa tem um interesse cada vez mais latente no mercado de HF. “Para isso que desenvolvemos produtos com aprimoramento genético tropicalizado, que vão responder na sua região e que sejam de suma importância comercial para a cadeia produtiva, e é isso que o visitante pode esperar quando visita nossos campos de desenvolvimento”, observou. “Não colocamos apenas novos produtos no campo, mas, sim, criamos um ambiente propício para troca de experiências de manejo e de introdução a novas genéticas”, completou.

O executivo sublinhou que a empresa tem um compromisso de grande responsabilidade para com seus clientes e os resultados até agora alcançados, são prova de que está no caminho certo. “A Feltrin Sementes busca investir constantemente nas mais diversas áreas da empresa, em especial a do desenvolvimento”. Uma consolidação disso é a Estação de Pesquisa e Desenvolvimento, que elabora e desenvolve tipologias 100% brasileiras. “Com isso, temos produtos tropicalizados e criados para a necessidade do nosso mercado de HF com dupla aptidão de campo ou Hidroponia”, acrescentou.

?A produtora hidropônica Rayane Silva, de Manaus (AM), participou pela primeira vez do evento na Estação de Pesquisa e Desenvolvimento da Feltrin, que tem 10 hectares e foi inaugurado em 2009. Ela cultiva alface em uma pequena estufa de 600 metros quadrados. “Queria conhecer a Estação de Pesquisa e pretendo implantar em minha Hidroponia algumas das novidades”, disse.

O casal de produtores Weliton Lima Sena e Elka Pereira Sena, de Ananindeua (PA), participou do dia de campo para observar os lançamentos da Feltrin. “Já viemos outras vezes e sempre encontramos novas tecnologias, vale muito a pena”, afirmou Weliton. Os dois cultivam alface crespa e roxa, rúcula, coentro e agrião na Hidroponia Maria Sena, criada em 2004. “Atualmente, temos 3 hectares de estufas, mas estamos ampliando para diversificar a produção”, declarou Elka.

O agricultor Francisco Silva, de Castanhal (PA), foi ao Winners Day com o objetivo de aprender um pouco mais sobre o cultivo sem solo. Observou com atenção os materiais e tirou fotos na estufa de Hidroponia. “Já tinha vindo no evento em 2017, mas estou querendo aprender mais, pois pretendo investir na técnica”, salientou. Silva, que cultiva citrus e pimenta do reino, está fazendo cursos de capacitação em Hidroponia e a ideia é começar plantando alface. “A meta é diversificar a produção”,finaliza.

Open Field Day - Pelo segundo ano consecutivo, o Open Field Day, da Agristar do Brasil, bateu recorde de visitação e recebeu mais de 3 mil visitantes. O evento, realizado na Estação Experimental de Santo Antônio de Posse (SP), ocorreu entre os dias 26 e 28 de junho, e mostrou as cultivares em reais condições de cultivo em campo, estufa e Hidroponia.

 

Durante o Open Field Day estiveram expostas mais de 190 variedades, entre produtos comerciais, pré-comerciais e em testes, em quase 8,8 mil metros quadrados de culturas a campo aberto,  1,7 mil metros quadrados de estufas, e Hidroponia.

Além de conhecer os estandes da empresa na Hortitec, os visitantes conheceram as variedades de alta tecnologia desenvolvidas para atender às necessidades do produtor, que está sempre em busca de  produtos melhor adaptados à sua realidade, seja de clima ou de pressão de doenças, ou para atender as demandas do mercado por melhor pós-colheita, sabores e formatos diferenciados. Além disso, o tour foi enriquecido pela troca de informações com especialistas e técnicos de todo o Brasil, que estavam à disposição para falar sobre as características dos materiais, os melhores manejos e os posicionamentos para cada região do país.

O produtor Victor de Souza Almeida, de Campo Grande (MS), trabalha com cultivo de pimentões e minitomates e também dá assistência técnica a outros agricultores da região. “Venho sempre ao dia de campo da Agristar para conhecer as novidades que estão sendo lançadas, as diferentes características agregadas e toda a tecnologia envolvida. Sempre tem algo interessante para experimentarmos na nossa região”, afirmou.

Já Eduardo Gavioli, de Taquaritinga (SP), é engenheiro agrônomo e produtor rural. Planta couve-flor, abóboras e pimentas. “Vim conhecer, principalmente, a pimenta jalapeño e as novidades que a empresa está trazendo esse ano. Os materiais são muito bons e adaptados para a nossa região. Vale a viagem, porque o evento é ótimo e muito bem organizado”, destacou.

Como revendedor de sementes Topseed Premium pela Serrana Agrícola, Douglas Gabriel Calot, de Santa Maria do Jetibá (ES), acha importante estar no evento. “Como fazemos o atendimento dos produtores, o Open Field Day agrega muito conhecimento para levarmos para a nossa região. Tem materiais sendo lançados, outros ainda em teste que podem ser ótimas opções para nós”, ressaltou.

O gerente de Marketing da Agristar do Brasil, Marcos Vieira, ressaltou que a companhia cumpriu com o objetivo de proporcionar ao visitante do Open Field Day e da Hortitec uma visão completa dos investimentos que tem feito em pesquisa e desenvolvimento de sementes, empregando tecnologia de ponta para trazer todo ano materiais cada vez mais produtivos, padronizados e resistentes. “Além de ouvi-los para que saibamos do que eles precisam e, assim, contribuir de forma mais assertiva para o seu sucesso. Juntos, com certeza somos mais fortes”, completou.

Tags: Hortitec Agristar Winner Day Produtores Holambra Topseed Feltrin Sementes

Compartilhar

Relacionados

Conversar no Whatsapp