Do desenvolvimento de perfis ao apoio aos produtores hidropônicos

Ser chamado para assumir um novo cargo é um desafio que todo bom profissional enfrenta em algum momento de sua carreira. Com Rafael Menestrina não foi diferente. O catarinense de Joinville, formado em Gestão da qualidade, Técnico em plástico, qualidade e engenharia de processos e mais de 18 anos de conhecimento na área e desenvolvimento de perfis para Hidroponia, o leva agora ao atendimento ao produtor.  .

A união de sua forte ligação com o cultivo, adquirida ainda na juventude durante suas lidas de campo junto de seu pai Antenor, fez de Rafael um profissional versátil que uniu essas duas vertentes para hoje atender a linha de clientes Hortivinyl - especializada no segmento de hidroponia, produzida pela Tecnoperfil, empresa que atua no ramo plásticos em diversos países há mais de duas décadas. 

Assim, vamos conhecer um pouco de sua trajetória profissional e trazer sua visão do mercado hidropônico, da crescente demanda dos consumidores pela sustentabilidade e o desafio da responsabilidade social das empresas nesse sentido. 

 

PH - Na sua área de atuação, quais são as experiências com a hidroponia?

 

RM - Desenvolvi meu conhecimento sobre hidroponia há cerca de 5 anos, especialmente após minha entrada na TECNOPERFIL, além do conhecimento técnico adquirido pela empresa e o contato com produtores e influenciadores.

 

PH - Como foi sua trajetória anterior e seus estágios na empresa?

 

RM - Iniciei minhas atividades na empresa em 2019, como gestor da qualidade, onde também fui coordenador do grupo de CCQ (melhoria contínua) - a qual é uma de nossas filosofias.

Desde o início tive muita ligação e interesse pela Hidroponia, pois a agricultura está no sangue. Sempre estive em contato com a equipe realizando visitas no campo e me atualizando sobre inovações e necessidades da hidroponia. 

Em junho deste ano,  recebi o convite de nosso presidente Sr. Antônio Carlos Daniele e de nosso gestor de negócios Gilmar Koerber, para assumir a gestão comercial da Hortivinyl, o qual aceitei com muito orgulho.

 

PH - Qual é o novo desafio e como administrar essa oportunidade?

 

RM - Meu desafio é buscar ajudar os clientes e parceiros no crescimento do seu negócio, oferecendo a eles o melhor produto e serviço. Para isso, busco manter uma equipe de vendedores técnicos atualizada e capacitada para melhor atendê-los e manter a constante busca pela melhoria dos produtos e o auxílio necessários para atender nossos clientes. Para isso, contamos com o apoio de nossos parceiros. 

 

PH - Quais os mercados de atuação da Hortivinyl e quais as características diferenciadas de cada país/região? 

 

RM - Atuamos em todo território nacional, na América Latina e África. Cada região ou país possui uma estrutura econômica e cultural diferenciada, exigindo um estudo prévio do que vender, como vender e distribuir. 

 

PH- Qual a participação da Hortivinyl no volume de negócios para a Hidroponia?

 

RM - Avaliar um volume de negócios é muito difícil no mercado brasileiro, haja vista a falta de uma estimativa confiável a respeito do tamanho deste mercado. Mas a Hortivinyl - marca da TECNOPERFIL, está entre os melhores players do mercado, tendo um papel preponderante neste segmento com a introdução de novas tecnologias.

 

PH - Qual a sua perspectiva de futuro para a produção de alimentos hidropônicos?

 

RM - A perspectiva é que o mercado hidropônico ganhe cada vez mais espaço, não somente na produção de hortaliças, frutos e demais cultivos mas, na procura por alimentos mais saudáveis e meios de produção mais rentáveis e seguros para o agricultor. 

 

PH- Quais as perspectivas das ações do mercado sustentável de alimentos? E qual a contribuição da Hortivinyl neste cenário?

 

RM - A partir do momento em que se toma a decisão de fazer parte deste mercado,  vê-se a necessidade e a oportunidade de diminuir o desperdício de água e perdas na produção, de reduzir o uso de defensivos, aproximar o cultivo às cidades e de abrir oportunidades para quem quer cultivar e não possui grandes extensões de terra. 

É nessa visão que a TECNOPERFIL através de seu negócio de hidroponia baseia sua razão de existir e investir. 

 

PH - O mundo empresarial está percebendo a necessidade da sustentabilidade em suas ações e processos?

 

RM - Sem dúvidas. Há um processo em constante evolução quanto à sustentabilidade de seus investimentos e os processos inerentes a ele. Além da sensibilidade da maioria dos empresários, há uma forte cobrança por parte da sociedade de modo geral e, em especial, dos mais jovens que sucedem as gerações.

 

PH - As ações sustentáveis nas empresas convergem para uma mudança de mentalidade mais ecológica ou isso é apenas marketing?

RM - As ações sustentáveis nas empresas de qualquer ramo são cobradas pela sociedade e são frutos da maior consciência ecológica das pessoas, ou seja, as ações sustentáveis decorrem das demandas da sociedade. 

 

PH  – No seu entendimento e da empresa como está a assistência técnica que os órgãos públicos oferecem para os produtores? 

RM - Temos alguns órgãos públicos prestando este serviço aos produtores, o que é muito importante, porém nem todos têm acesso a essa assistência. Acredito que o incentivo financeiro aos produtores também deva ser melhor, mais difundido, contando com um sistema de crédito mais prático e fácil.

Consultorias “in loco” de consultores financeiros e agrônomos aos produtores ajudaria muito os produtores a desenvolverem o mercado hidropônico.

 

PH -  A Hortivinyl fornece assessoria técnica para seus clientes em que dimensão?

 

RM - Fornecemos assessoria técnica a nossos clientes de acordo com a necessidade de cada projeto, auxiliamos no dimensionamento do projeto, no tipo de cultivo, aplicação dos produtos e manejo, além de realizarmos visitas ao campo durante e no pós-venda sempre que necessário.

 

PH - Destaque  diferenciais que você aponta como importantes na atuação da TECNOPERFIL.

RM - Nosso diferencial é termos nossos clientes como parceiros, essa é uma filosofia da qual prezamos muito. Trabalho em equipe, bom atendimento, parceria e transparência são fatores chaves de sucesso.

 

Temos produtos específicos para o cultivo hidropônico, desde a formulação do material até a transformação dos perfis o que, nos torna referência no ramo de perfis para Hidroponia. A TECNOPERFIL está no mercado há mais de 25 anos com perfis aplicados em inúmeras soluções do mercado de construção civil, indústria e agricultura.

 

Andrea Weschenfelder

Tags: Tecnoperfil Hortivynl Atuação Oportunidade Hidroponia Plásticos perfil desafios.

Compartilhar

Relacionados

Conversar no Whatsapp