Dia da Nutricionista: conheça mais sobre essa profissão

Conheça um pouco sobre o trabalho de um nutricionista, que pode desempenhar um papel importante em sua saúde, avaliando sua dieta e oferecendo conselhos personalizados. É também um  profissional que pode ajudar a inspirar outras pessoas e encorajá-las a moldar uma perspectiva de vida mais feliz e saudável.

 

                                               “Você é o que você come! Alimentação é vida”

Nutricionista Vaniza Nascimento Flores

 

"Que o alimento seja o teu remédio e o remédio o teu alimento,"  já dizia Hipócrates.

 

Essa ideia de que a comida deve ser nosso remédio não é nova. Na verdade, é a pedra angular do trabalho de um nutricionista moderno. O papel do nutricionista é ajudar a prevenir doenças e promover a boa saúde, incentivando um estilo de vida ativo aliado a hábitos alimentares saudáveis.

Nutricionistas são importantes porque são a linha de frente no delicado equilíbrio entre saúde e perda de peso. Afinal, eles são profissionais que garantem que as alterações feitas em nossa alimentação ofereçam um potencial de perda ou ganho de peso, conforme as necessidades nutricionais de cada um, evitando problemas como desnutrição. Os nutricionistas usam uma abordagem científica e baseada em alimentos para avaliar os hábitos alimentares de um indivíduo e criar um plano alimentar personalizado.

Hoje celebramos o seu dia, ou seja, Dia do Nutricionista, e a Plataforma Hidroponia traz a nutricionista, Vaniza Nascimento Flores, 39 anos, especialista em nutrição clínica e esportiva para uma entrevista em homenagem a todos os profissionais nutricionistas. 

 

PH - A questão de uma vida saudável passa pela escolha dos alimentos e por um estilo de vida. Qual  você indicaria, independente de idade e tipo físico? 

 

VF - Acredito na Educação alimentar, comendo certo no horário certo e com quantidades adequadas. Não existe um tipo de " dieta ideal" e sim se alimentar com consciência e se permitindo pequenos excessos eventualmente .

 

PH - O papel do nutricionista tem sempre um embate com médicos e pessoas que na verdade não teriam uma qualificação adequada para repassar dicas e dietas. Como você percebe isso? 

 

VF - Ser nutricionista é tão bom que muitas pessoas pensam que são. Eu levo numa boa sempre pensando em passar a informação correta e desmistificar o que se escuta por aí. Nosso papel como nutricionista é fornecer informação de qualidade, baseada em artigos científicos. 

 

PH - Na era de treinos seguidos de alimentação "Fit", qual o seu entendimento sobre essa grande profusão de informações sem orientação alguma sobre indicações nas redes sociais? E Qual o cuidado que as pessoas devem ter? 

 

VF - Isso é realmente muito sério, pois muitas pessoas estão indo atrás do corpo dos sonhos baseado em experiências dos outros. Não é incomum aparecer no consultório pacientes que voltam para a nutricionista porque seguiram um tempo a dieta da blogueira, ou do cara bombado da academia e depois tiveram problemas de saúde. Como nutricionistas somos incansáveis em explicar que antes de qualquer perda de peso ou ganho de massa muscular vem a saúde! Não podemos perder a saúde para ganhar em estética 

 

PH - Qual o maior desafio na sua profissão diante de um mercado consumidor de fast food? VF- Conscientizar o maior número de pessoas que frutas são tão práticas quanto fast food. Reforçar que parte do processo está em planejar e organizar as refeições previamente para não comer " o que dá e a hora que dá" 

 

 

 

 

Andrea Weschenfelder

Plataforma Hidroponia - Editora WEB

MTB 10594

Tags:

Compartilhar

Relacionados

Conversar no Whatsapp