Curso sobre Hidroponia abre novas opções para cultivos em Tortel

Os membros do Programa de Desenvolvimento Local (Prodesal) de Tortel, no Chile, participaram de uma capacitação em Hidroponia. Sistema ideal para aproveitar as condições geográficas do município. 

Entre as múltiplas vantagens do cultivo sem solo, se destaca o baixo custo econômico, a diminuição na incidência de pragas, e o fato de não requerer muito espaço para sua produção, que pode ser desenvolvida até mesmo dentro de casa ou em uma varanda.

O curso teórico e prático teve duração de uma semana, e foi coordenado pelo engenheiro agrônomo Alejandro Vargas, responsável pelo Programa Prodesal em Tortel, e contou com o apoio da profissional do Programa Serviço País, María José Farfán.

As aulas foram conduzidas pela relatora Sandra Gatica, com vasta experiência em Hidroponia, que destacou o entusiasmo dos participantes, especialmente na parte prática. "Eles agora estão capacitados para fazer o cultivo em estufas ou em outros lugares. Instalamos um módulo de produção hidropônica na casa de uma participante da capacitação, para que os todos pudessem acompanhar todas as fazes de montagem”, comentou Gatica.

Marcela Cruces, membro do Prodesal descreveu o trabalho prático. "Fizemos todo o processo, agora é só esperar para colher as alfaces. Foi lindo aprender e instalar o módulo hidropônico, tudo é muito novo e fascinante para nós".

María Vargas, comentou sua satisfação pelo conhecimento obtido. “Estou muito contente pela oportunidade de participar. Tinha algum conhecimento básico, e o curso foi muito bom e completo. São claras as vantagens que a Hidroponia proporciona, além de ser um trabalho limpo, os custos são mais baixos e o tempo de produção é menor.”.

A capacitação abordou temas como: os insumos, as sementes, fertilizantes e nutrientes, e, o uso de elementos para manipular os diversos produtos utilizados. Em módulos teóricos e práticos de forma didática. "Havia um grupo muito bom, nós podemos compartilhar conhecimento, a professora é excelente e muito clara para ensinar", disse Marcela Cruces.

HIDROPONIA, UMA OPÇÃO PARA TORTEL

Considerando a limitada terra arável existente em Tortel, onde prevalece a lama e a argila, a Hidroponia apresenta uma grande oportunidade para o cultivo de hortaliças. 

Tags: Curso de Hidroponia Hidroponia cultivo hidropônico Chile qualificação

Compartilhar

Relacionados