Conheça os 5 principais benefícios de instalar uma parede verde em seu espaço

Em 2050, espera-se que aproximadamente dois terços da população mundial viva nas cidades. À medida que o mundo se torna cada vez mais urbanizado, nossos espaços de trabalho, lazer e residência se tornam cada vez mais frios e cada vez menos verdes. 

No entanto, mais pesquisas comprovam os incríveis benefícios dos espaços verdes, sejam internos ou externos. Em um esforço para melhorar o bem-estar geral e aumentar a sustentabilidade ambiental, cidades, empresas privadas e indivíduos estão aumentando os espaços verdes, seja por meio de parques, jardins ou telhados verdes. 

No entanto, conforme a população mundial continua crescendo, há uma quantidade limitada de espaço horizontal verde. Como sistemas de parede viva também conhecidos como paredes verdes ou jardins verticais, estruturas onde crescem plantas verticalmente. Essas paredes verdes apresentam benefícios incríveis, como a absorção de emissões de CO2, aumento da sensação de bem-estar e muito mais.

 

Continue lendo a lista dos cinco principais benefícios da instalação de uma parede verde.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DAS PAREDES VERDES

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 pessoas respiram ar contaminado com poluentes ambientais, que ameaçam sua saúde e a do planeta. Conheça os 5 benefícios dessa iniciativa.

 

1. LIMPAR O AR

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 pessoas respiram ar contaminado com poluentes ambientais, que ameaçam sua saúde e a do planeta. Paredes verdes, no entanto, demonstraram absorver partículas finas de poeira e poluentes, minimizando a formação de fumaça e purificando o ar. Cientistas das Universidades de Birmingham e Lancaster descobriram que a vegetação, como jardins com paredes verticais, pode minimizar o dióxido de nitrogênio em até 40% e as partículas finas em até 60% em áreas urbanas estreitas (2012). 

 

2. AUMENTAR O BEM-ESTAR E A PRODUTIVIDADE 

Tanto as estruturas reais quanto as artificiais das paredes das plantas podem melhorar o humor e aumentar a sensação de bem-estar entre as pessoas ao seu redor. Como os humanos evoluíram biologicamente com o mundo natural ao seu redor, o aumento das experiências verdes, seja dentro do escritório ou fora do playground, pode contribuir significativamente para a sensação de calma, concentração e alegria. 

Saiba mais: NASCE UMA NOVA FAZENDA URBANA EM XANGAI

Além disso, um estudo da Universidade de Harvard descobriu que aumentar os espaços verdes no escritório aumenta a produtividade no local de trabalho e minimiza o número de faltas por doença dos trabalhadores. 

 

3. ABSORVER AS EMISSÕES DE CO2

Enquanto o mundo enfrenta uma emergência climática global em que as emissões de CO2 são emitidas em uma taxa alarmante, as paredes verdes podem desempenhar um papel significativo na absorção dessas emissões. 

Como as paredes vivas são compostas por uma série de plantas, essas plantas absorvem as emissões de CO2 e produzem oxigênio. Na verdade, um único metro quadrado de uma estrutura de parede verde pode absorver até 2,3 kg de CO2 anualmente e produzir 1,7 kg de oxigênio anualmente. 

 

4. REDUZIR O AQUECIMENTO E RESFRIAMENTO DOS EDIFÍCIOS

Ao criar uma camada extra de isolamento, as estruturas de paredes verdes podem reduzir o aquecimento e o resfriamento dos edifícios, economizando dinheiro e energia. De acordo com a ONU, em 2010, os edifícios representavam 32% do uso total de energia em todo o mundo e, à medida que o clima se torna mais extremo, nossa dependência de aquecimento e refrigeração aumenta. Um jardim de parede vertical tem um potencial incrível para resfriar edifícios no verão e reter o calor no inverno.

 

5. ATUAR COMO UMA BARREIRA NATURAL À PROVA DE SOM 

À medida que a densidade populacional e a poluição sonora aumentam nas cidades em todo o mundo, o isolamento acústico está se tornando cada vez mais essencial para residências, locais de trabalho e espaços públicos urbanos.

Uma parede viva, interna ou externa, pode ajudar a criar barreiras de som ao absorver, refletir e refratar as ondas sonoras. Além disso, as paredes vivas geopônicas, que cultivam plantas no solo, absorvem as ondas sonoras tanto no nível da planta (frequências mais altas) quanto no nível do solo do substrato (frequências mais baixas), atuando como uma barreira natural de isolamento acústico.

 

Saiba mais: CONHEÇA O “PAI” DOS JARDINS VERTICAIS

 

Andrea Weschenfelder
Plataforma Hidroponia – Editora WEB
MTB 10594

Tags: Hidroponia Cultivo Hidropônico Parede Verde

Compartilhar

Relacionados