Conheça 8 benefícios da energia solar fotovoltaica

Todos nós sabemos que a energia solar é uma fonte de energia renovável ilimitada que não produz emissões de CO2 ou outros gases, porque não consome combustível nem requer outros recursos, como água ou vento. 

Esse é um aspecto que o torna um dos sistemas mais interessantes para a produção de energia do ponto de vista ambiental. Um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) aponta que já são mais de 2.000 megawatts (MW) em usinas de geração centralizada solar fotovoltaica em operação no Brasil. 

Com relação aos sistemas hidropônicos, ter uma operação de cultivo hidropônico, significa trazer mais eficiência em termos de energia. Os preços da energia solar estão mais acessíveis nos últimos anos, e muitos produtores de hidroponia vem tirando proveito para compensar suas altas contas de eletricidade com luzes HID e HPS de alta potência e vários LEDs com um sistema de painel solar de baixo custo.

Mas existem outros benefícios da energia solar que não são tão óbvios, mas são igualmente importantes na escolha de um sistema ou outro. Na sequência, vamos conhecer 8 dos benefícios da energia solar fotovoltaica. 

 

O QUE É A ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

A energia solar é aquela produzida pela luz do Sol - a energia fotovoltaica - e seu calor - a energia solar térmica - para a geração de eletricidade ou para a produção de calor. Inesgotável e renovável, já que provém do Sol, a energia solar é aproveitada por meio de painéis e espelhos.

 

COMO É OBTIDA ESSA ENERGIA?

As células solares fotovoltaicas convertem a luz solar diretamente em eletricidade por meio do chamado efeito fotovoltaico, por meio do qual certos materiais são capazes de absorver fótons (partículas de luz) e liberar elétrons, gerando uma corrente elétrica. 

Por outro lado, os coletores solares térmicos utilizam painéis ou espelhos para absorver e concentrar o calor do Sol, transferindo-o para um fluido e conduzindo-o através de tubulações para uso em edifícios e instalações, e também para a produção de eletricidade (termoelétrica solar). Depois de saber o que é e como é obtida, vamos para as suas vantagens.

 

VANTAGENS DA ENERGIA FOTOVOLTAICA

A energia solar oferece muitos benefícios que a tornam uma das formas de energia mais promissoras. Renovável, não poluente e disponível em todo o planeta, contribui para o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos onde está instalada. Além dessas possibilidades, listaremos agora 8 vantagens da sua utilização.

 

1. CUSTO ZERO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA

A energia solar não requer nenhum fornecimento externo para funcionar, então seus custos de manutenção e produção de energia são praticamente nulos. O único custo associado ao uso da energia solar é a fabricação e instalação dos componentes. Isto significa que apesar do grande investimento inicial, não existem custos adicionais associados à sua utilização.

benefícios da energia solar

 

2. MENOS ENERGIA PERDIDA DURANTE O TRANSPORTE DE LONGA DISTÂNCIA

As perdas durante o transporte e distribuição de energia aumentam com a distância entre os pontos de produção e abastecimento. Embora essas perdas não sejam muito grandes, elas afetam o desempenho da instalação em áreas densamente povoadas.

Por outro lado, com a instalação individual de painéis fotovoltaicos em telhados, as distâncias são reduzidas drasticamente, aumentando a eficiência do sistema elétrico.

 

3. INSTALAÇÃO VERSÁTIL 

A facilidade e simplicidade de instalação significam que pode ser instalado em quase qualquer lugar, aproveitando os espaços verticais e horizontais sem uso específico. Este aspecto, juntamente com a modularidade e flexibilidade do sistema, facilita a instalação de projetos solares de pequena escala com a vantagem adicional de que a instalação pode ser expandida a qualquer momento, dependendo das necessidades.

Mas a vantagem mais interessante é a possibilidade de fornecer energia elétrica em locais remotos, onde o custo de instalação de linhas de distribuição elétrica é muito alto ou inviável.

Saiba que além de alternativa sustentável de energia também temos uma opção sustentável para a produção de alimentos em:  Hidroponia, a alternativa para a segurança alimentar diante da mudança climática 

 

4. A PRODUÇÃO DE ENERGIA COINCIDE COM OS MOMENTOS DE MÁXIMA DEMANDA 

Em sistemas baseados na produção constante de energia por usinas elétricas, o preço da energia aumenta drasticamente durante os períodos de pico de demanda.

Com a energia solar, por outro lado, a produção atinge seu máximo durante o período do dia em que a demanda é maior. De fato, nos mercados de eletricidade com produção de energia solar em grande escala, o fornecimento adicional de energia durante os horários de pico pode reduzir os preços da eletricidade durante o meio-dia para níveis semelhantes aos do período noturno.

 

5. IMPACTO NO MEIO AMBIENTE

A produção de energia solar não gera poluição sonora, aspecto importante a ser levado em consideração para instalações em áreas urbanas. Também não gera resíduos porque não precisa de manutenção e sua vida útil é muito mais longa do que outros sistemas de produção de energia. Na verdade, os painéis solares são projetados para suportar o impacto do meio ambiente em situações climáticas extremas.

 

6. MAIOR SEGURANÇA DA REDE ELÉTRICA

Este é um benefício indireto importante que tem um impacto direto na eficiência da rede elétrica no caso dos problemas comuns de apagões e quedas de tensão. A possibilidade de introduzir a energia solar de milhares ou até milhões de centros de produção de energia individuais melhora a segurança da rede elétrica contra sobrecargas ou incêndios em subestações transformadoras.

 

7. ECONOMIA 

A produção de energia limpa a partir do sol reduz significativamente os custos, pois é uma fonte inesgotável de energia que não está sujeita às flutuações do mercado ou aos efeitos gerados pela especulação. 

Como mencionado antes, requer um investimento inicial significativo que é compensado pela rápida amortização do investimento. E o mais importante, é uma fonte  de energia ilimitada e contínua que não requer nenhum custo adicional de manutenção ou uso.

 

No entanto, os últimos avanços tecnológicos apontam para uma queda significativa nos preços dos componentes necessários à fabricação dos painéis, o que se traduzirá em células solares mais eficientes e acessíveis.

 

8. IMPACTO ECONÔMICO

Por último, a maior parte dos custos do sistema advém da instalação dos próprios painéis solares, o que promove a criação de empregos locais. O uso generalizado desses sistemas promove, portanto, a criação de empregos e tem um impacto positivo na economia da região.
Como vimos, a energia solar é a chave para um futuro com energia limpa. Todos os dias, o sol emite muito mais energia do que precisamos para alimentar tudo na Terra.

 

Andrea Weschenfelder

Jornalista e Editora Web de Publicações

MTB 10594

 

Tags: Energia Energia fotovoltaica Energia Solar Energia Solar Fotovoltaica Inovação Tecnologia sustentabilidade Redução CO2 benefícios Hidroponia.

Compartilhar

Relacionados

Conversar no Whatsapp