Como alimentos hidropônicos podem ser aliados da Medicina Integrativa

O Dia Internacional da Medicina Integrativa é comemorado no dia 23 de janeiro e a nutrição desempenha um papel importante nessa abordagem que combina o uso de alimentos e suplementos para promover a saúde ideal e ajudar a tratar doenças.

A medicina integrativa usa uma combinação de práticas de saúde modernas para diagnosticar e tratar um paciente. Os tratamentos podem incluir modalidades como acupuntura, ioga ou massagem. Esta prática médica também se concentra nos hábitos nutricionais e de exercícios do paciente para reduzir os fatores relacionados à obesidade e diabetes.

E uma nutrição adequada apoia todos os componentes da saúde e tem um impacto significativo na qualidade de vida. A bioquímica de cada corpo controla como você se sente, pensa, dorme, reage, olha e interage. 

Mudanças estratégicas personalizadas em sua dieta/nutrição podem ter um impacto incrivelmente grande em como você se sente. Neste post vamos mostrar como uma dieta saudável à base de hortaliças cultivadas hidroponicamente pode auxiliar você no seu tratamento integrativo.

 

ALIMENTOS HIDROPÔNICOS PARA UMA DIETA SAUDÁVEL E NUTRITIVA 

 

A ciência vem reconhecendo que os alimentos podem aliviar a dor tão bem ou até melhor do que muitos medicamentos. 

Embora nenhum alimento pode parar completamente uma dor crônica, uma dieta saudável é uma parte poderosa de uma estratégia de controle da dor. Uma dieta rica em frutas e vegetais, gorduras saudáveis e proteínas pode ajudar a construir ossos e músculos fortes, prevenir a dor, ajudar você a perder peso, aumentar seus níveis de energia e melhorar o humor.

Muitas pessoas estão se perguntando se há uma diferença na composição de nutrientes entre frutas e vegetais que são cultivados na terra em comparação com aqueles na água usando hidroponia. 

 

OS VEGETAIS HIDROPÔNICOS SÃO SAUDÁVEIS?

 

A resposta é que tudo depende de fatores externos, como quais nutrientes estão presentes no solo ou na água que as plantas recebem ou estresse a que a planta foi exposta. 

 

TEOR DE VITAMINA

As vitaminas são compostos com benefícios para a saúde humana conhecidos que estão presentes em todas as frutas e vegetais. As vitaminas são sintetizadas pela própria planta, um processo que ocorre em todas as frutas e vegetais, sejam eles cultivados hidroponicamente ou no solo. 

O conteúdo de vitaminas ou outros antioxidantes pode variar em diferentes frutas e vegetais quando são expostos a estresse, como doenças ou deficiências ou sobrecargas de nutrientes. 

Os antioxidantes existem para proteger a planta contra a oxidação causada por intrusos e serão mais sintetizados quando a planta está sob estresse. Concluindo, as vitaminas não vêm dos nutrientes, mas são geradas na própria planta.

 

CONTEÚDO MINERAL

Ao contrário das vitaminas, os minerais nas frutas e vegetais vêm da nutrição que a planta recebe da água ou do solo em que é cultivada. Os minerais são absorvidos pelas raízes da planta e acabam nas frutas e vegetais. 

Quando o solo fica sem nutrientes devido à agricultura intensiva ou a água para a agricultura hidropônica não contém minerais adequados, menos minerais acabarão nos próprios vegetais. 

Saiba mais sobre o consumo de legumes e vegetais: Embrapa lança campanha: "Hortaliça não é só salada”

Então, é preciso se certificar de que a planta obtenha todos os minerais necessários para que cresça de maneira ideal. Quando as plantas recebem os mesmos minerais, não importa se estão em um sistema hidropônico ou no solo.

 

TEOR DE PESTICIDAS

Os pesticidas podem estar presentes em frutas e vegetais para proteger as colheitas de intrusos indesejados, como moscas brancas, caracóis ou outros insetos. Embora seja discutível o quão nocivos os diferentes pesticidas são para os consumidores, a maioria  não gosta da ideia de pesticidas com potenciais efeitos nocivos presentes em suas frutas e vegetais. 

O fato é que os agricultores hidropônicos usam menos pesticidas para proteger suas plantas, uma vez que não há solo de onde possam vir os insetos em potencial e, na maioria das vezes, as plantas são cultivadas dentro de casa ou dentro de uma estufa que as protege de potenciais ameaças de insetos.

Portanto, não se pode afirmar que os vegetais e frutas cultivados no solo ou em um sistema hidropônico são mais ou menos saudáveis em termos de conteúdo de minerais ou vitaminas. 

Mas na maioria das vezes, os sistemas hidropônicos contêm menos resíduos de pesticidas do que seus equivalentes cultivados no solo. E uma análise mostrou que, ao escolher produtos orgânicos em todas as categorias, você pode reduzir a exposição aos pesticidas dos alimentos em cerca de 97%. E ao longo do tempo, uma dieta pobre de alimentos pró-inflamatórios está associada a uma série de doenças, incluindo doenças cardiovasculares, alergias, diabetes tipo 2, câncer e artrite. 

 

Saiba mais: Pesquisa de universidade americana encontra vários benefícios para a saúde na produção hidropônica

 

Em vez de tentar uma abordagem simplista de “desligar” a inflamação, a medicina integrativa apóia o controle e a limitação da inflamação. Padrões de estilo de vida, especialmente escolhas alimentares e atividade física, bem como suplementação nutricional direcionada. 

Alimentos integrais e naturais como frutas, vegetais, nozes cruas e frutas vermelhas são ricas fontes de fitonutrientes que possuem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias incomparáveis com qualquer medicamento. Quando se trata de abordagens farmacêuticas e intervenção medicamentosa, muito de uma coisa boa geralmente leva a efeitos colaterais significativos.



Andrea Weschenfelder
Plataforma Hidroponia – Editora WEB
MTB 10594

Tags: Hidroponia Cultivo Hidropônico Alimentos Hidropônicos Medicina Integrativa

Compartilhar

Relacionados