As 5 principais vantagens da produção hidropônica em arranha-céus

Nos últimos anos, a tendência da agricultura urbana tornou-se uma tendência para a  segurança alimentar local. As safras locais cultivadas nas cidades conectam diretamente os alimentos frescos aos residentes e bairros urbanos, especialmente desenvolvido para tratar da questão do fornecimento de alimentos às crescentes populações urbanas. 

 

Nesse sentido, existem muitas vantagens para crescer em arranha-céus, e neste post vamos trazer algumas delas.

 

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA PRODUÇÃO HIDROPÔNICA EM ARRANHA-CÉUS

Arranha-céus com cultivo de plantações podem fazer parte dos esforços de planejamento da cidade.

 

USO EFICIENTE DA PROPRIEDADE/TERRENO URBANO

Várias cidades nos Estados Unidos, como Detroit, San Francisco e Washington, DC, estão promovendo esforços para fazer melhor uso das terras urbanas e firmando parcerias com organizações sociais para fornecer produção de alimentos de alta eficiência. 

No Brasil, a cidade de São Paulo deve ser a primeira cidade a receber este modelo de produção.  O cultivo de plantas nas cidades é um uso produtivo do espaço, melhora os lugares urbanos e produz alimentos acessíveis em grandes quantidades. Ele pode criar algo a partir do que poderia não ser nada além de um estacionamento vazio.

 

PRODUZ ALIMENTOS SAUDÁVEIS, DE QUALIDADE E FRESCOS

O cultivo de plantas frondosas em arranha-céus é uma maneira de levar os alimentos mais frescos possíveis até a cidade. Gastrônomos, moradores e chefs de restaurantes da cidade podem experimentar variedades exclusivas de alimentos frescos, saudáveis e de qualidade cultivados no local ou nas proximidades por meio da agricultura urbana.

Na cidade, uma fazenda arranha-céu é o fornecedor potencial de alimentos mais próximo. Em vez de transportar alface da Califórnia, a produção seria levada do prédio para os consumidores locais da vizinhança. 

 

MELHORA A SAÚDE E O MEIO AMBIENTE

Os jardins verticais comerciais filtram o ar e o ruído e promovem uma saúde melhor. Uma cidade pode ser um lugar barulhento, sujo e com muita poluição. Na verdade, parques e plantas verdes comprovadamente combatem o efeito de calor urbano ao resfriar o ar. O uso de vegetação nas cidades reduz as temperaturas e pode economizar custos de aquecimento e resfriamento de edifícios.

 

CONSTRÓI COMUNIDADE

Culturas hidropônicas ou agricultura vertical geopônica ( referem-se a plantas crescentes em um solo normal. Isso contrasta com a Hidroponia) nas cidades oferecem uma fonte de alimentos frescos e também uma rede ou comunidade, desenvolvendo conexões profundas para as pessoas. 

Nas cidades, os jardins urbanos revitalizam os espaços e criam belos ambientes naturais para as pessoas se reunirem, socializarem e trabalharem em prol de um objetivo comum. As fazendas verticais também podem oferecer empregos em potencial e oportunidades de aprendizagem significativas para pessoas de todas as idades e fases da vida. Em um estudo sobre hortas comunitárias, os adultos tinham 3,5 vezes mais probabilidade de consumir pelo menos cinco porções de frutas ou vegetais por dia se um membro de uma família tivesse participado de um projeto de hortas comunitárias.

 

REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE CARBONO

Os alimentos normalmente viajam milhares de quilômetros para chegar aos supermercados locais, embora a agricultura nas cidades reduza as despesas envolvidas no transporte de alimentos - sem caminhões, sem gasolina, sem tanques de resfriamento ou embalagens especiais. 

As culturas verticais entregam alimentos nas proximidades e removem a distância do local da produção ao consumidor, reduzindo assim as emissões dos caminhões e da cadeia logística.

Como você pode ver, as comunidades urbanas ganham benefícios sociais, de saúde e ambientais com uma fazenda urbana vertical.

Um estudo na revista Bioscience sugeriu que a produção geral de alimentos precisará aumentar em algo entre 25-70% entre agora e 2050. O cultivo de alimentos  em arranha-céus pode ser uma fonte local confiável de abastecimento de alimentos e produzir algumas das melhores safras em arranha-céus como ervas de crescimento rápido, alfaces e verduras folhosas.

 

Saiba mais: PARIS INAUGURA A MAIOR FAZENDA URBANA DA EUROPA

 

Andrea Weschenfelder
Plataforma Hidroponia – Editora WEB
MTB 10594

Tags: Hidroponia Cultivo Hidropônico Produção Hidropônica

Compartilhar

Relacionados