Alemanha: conheça o novo “supermercado do futuro” com estufa hidropônica e aquapônica

Recentemente, o gigante varejista alemão REWE - segunda maior rede de supermercados da Alemanha abriu sua primeira loja piloto de Agricultura Verde em Wiesbaden-Erbenheim.

É o primeiro supermercado com uma estufa no último piso que combina a venda de pequenas quantidades com uma produção de manjericão e uma piscicultura. 

"Desde 2009, já construímos mais de 200 prédios verdes na Alemanha. A nova loja com fazenda integrada na cobertura era o próximo passo lógico para nós", disse Peter Maly, diretor de divisão do REWE Group e responsável pelas lojas REWE na Alemanha.

Conheça o projeto agora!

 

ALEMANHA: SUPERMERCADO E UNIDADE DE PRODUÇÃO NO MESMO ESPAÇO

 

A loja Green Farming não é apenas um supermercado, mas também uma unidade de produção no meio da cidade. Na fazenda do último piso, que é operada pela ECF Farmsystems, 800.000 plantas de manjericão crescem a cada ano usando aquaponia, que recebem excrementos dos peixes que são criados no local como fertilizante.

“Nenhum pesticida é usado no processo", explica Jürgen Scheider, Presidente do Conselho de Administração da REWE Region Mitte. 

"Nossa visão é fornecer às pessoas alimentos produzidos de forma sustentável. É por isso que estou satisfeito em poder ajudar a realizar o sonho de um supermercado autoprodutor aqui em Wiesbaden", acrescenta Nicolas Leschke, fundador e diretor administrativo da ECF Farmsystems.

A empresa criou uma técnica para aliar a produção aquícola de peixes à produção hidropônica de folhas verdes. "Peixes poleiro e manjericão fazem parte de dois ciclos de economia de recursos”. 

Os peixes fertilizam as plantas de manjericão com seus excrementos. Estes, por sua vez, limpam a água dos tanques de peixes, que podem então fluir de volta para os poleiros.

O uso desse sistema de ciclo permite a alimentação com 90% menos consumo de água em comparação com a agricultura convencional, já que a água é usada duas vezes.  

 

MANJERICÃO HIDROPÔNICO FORNECIDO LOCALMENTE 

 

O manjericão vaio estar disponível desde a inauguração e também será entregue em 480 lojas REWE em Hesse e partes da Renânia-Palatinado. Cerca de 14.000 potes de manjericão são embalados sem plástico no local todas as semanas e, de acordo com a equipe REWE, a embalagem sustentável economiza 12 toneladas de plástico por ano.

Ao mesmo tempo, cerca de 20.000 ciclídeos (família de peixes de água doce da ordem Perciformes)  são criados em bacias em cerca de 230 metros quadrados em condições sustentáveis ??e processados ??no local. Isso produz cerca de uma tonelada de carne de peixe por mês. 

 

ILUMINAÇÃO LED PARA O CULTIVO DAS PLANTAS

 

O ECF Farmsystems usa lâmpadas LED para o cultivo de ervas, fornecidas pela Fluence. Eles ganharam experiência com essas lâmpadas em sua fazenda urbana ECF Farm Berlin, construída anteriormente, e que hoje seus produtos também são vendidos para a Rewe.

Seus outros projetos incluem o planejamento e a construção da fazenda na cobertura ecco JÄGER em Bad Ragaz, na Suíça, e a fazenda na cobertura do matadouro Ferme, na Bélgica.

 

CONSTRUÇÃO E OPERAÇÃO SUSTENTÁVEL

 

"Com a Agricultura Verde em Erbenheim, estamos inaugurando uma nova geração de lojas verdes na REWE", diz Peter Maly da REWE, acrescentando que a sustentabilidade holística não inclui apenas gamas de produtos, mas também construção e operação.

A madeira é o elemento central do supermercado: cerca de 1.100 metros cúbicos de matéria-prima renovável foram usados ??aqui. “A madeira de coníferas indígenas armazena mais de 700 toneladas de CO2. Em 30 anos, ela terá crescido novamente e o balanço de CO2 estará equilibrado”.

Colunas feitas de madeira empilhada formam a estrutura de suporte para a fazenda com telhado de vidro e formam uma estrutura abobadada que se estende para dentro da loja. Lá dentro, os clientes olham para um átrio de vidro, onde esta a estufa no telhado. “Foi criado um ambiente de mercado natural com muita luz do dia”, revela Peter. 

Muita luz do dia pode ser vista através das fachadas envidraçadas leste e oeste e do átrio. Além disso, a tecnologia inteligente de resfriamento e aquecimento, eletricidade 100% verde e o uso de água da chuva para o telhado da fazenda, instalações sanitárias e limpeza da loja garantem que os recursos sejam conservados.

Além disso, os verdes sortidos se concentram inteiramente numa grande seção de frutas e vegetais, incluindo um buffet de saladas, muitos produtos regionais e orgânicos, bem como um açougue de vidro com cozinha-show e carne de fazendas de bem-estar animal. Em frente à loja, os fornecedores locais podem oferecer seus produtos em barracas de mercado especialmente produzidas.

"A nova loja REWE em Erbenheim é um marco no desenvolvimento de supermercados modernos. Estou muito satisfeito e também orgulhoso por este projeto especial ter sido realizado em nossa região", disse Jürgen Scheider, Presidente do Conselho de Administração da Região REWE Mitte. "Estamos particularmente orgulhosos da ampla gama de produtos vindos de mais de 100 fornecedores regionais e locais”, finaliza.

 

O que achou do projeto? Conheça também: Fazenda vertical na Dinamarca pretende cultivar 1000 toneladas de verduras locais por ano


Andrea Weschenfelder
Plataforma Hidroponia – Editora WEB
MTB 10594

Tags: Alemanha Supermercado Hidroponia Aquaponia Rewe Group

Compartilhar

Relacionados