Imagine ser capaz de o produto fresco crescer em um lugar como Barrow, no Alasca, durante o inverno. Não há sol, e as temperaturas congelantes tornam a produção de alimentos um ato impossível. No entanto, um negócio com sede na cidade de Anchorage discorda.
A companhia, chamada Vertical Harvest, Colheita Vertical em português, projetou uma maneira de fazer crescer folhosas durante todo o ano, em qualquer lugar no Alasca. O fundador da empresa, Dan Perpich, disse que elaborou o plano depois de viver em uma pequena aldeia no norte do Canadá.
“Eu andei em um supermercado no mês de março e achei um pé de alface, marrom escuro, custava US$ 18. Eu disse: Gente, tem que haver uma maneira melhor “, comentou Perpich.
A Vertical Harvest usa contêineres isolados, especialmente equipados para a tarefa, o cultivo de hortaliças em sistema hidropônico. O responsável pela produção, Cameron Willingham, comenta que o sistema sem solo proporciona inúmeras vantagens.
“Sem sujeira, sem ervas daninhas, não há erro, nenhum herbicidas, sem pesticidas,” listou Willingham.
Willingham diz que a maior vantagem é que as plantas estão prontas para colher em tempo recorde: da semente até a colheita a produção leva apenas seis semanas. “Isso significa a produção de mais produtos, conseguimos produzir 24 mil plantas em um único ano”, pondera Cameron.