A agência espacial norte-americana (Nasa) também está focada na agricultura para desenvolver novos projetos. Desde 2017, o Centro Espacial de Kennedy, no Estado da Flórida, nos Estados Unidos, o Advanced Plant Habitat (APH), conta com um modelo de estufa artificial com capacidade para assegurar o crescimento de plantas para os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).
O projeto tem ferramentas que monitoram a umidade, velocidade do ar, níveis de CO2 e um sistema de infravermelho que pode simular parcialmente o sol.
Tudo funciona por meio de um ambiente artificial que recebe bombeamento de água e nutrientes. Desta forma, é possível produzir alfaces, acelgas e repolhos.
Você consegue imaginar esse cultivo sem solo no espaço? Então, isso é a Hidroponia.
COMO É A ESTRUTURA HIDROPÔNICA DA NASA
O Advanced Plant Habitat tem capacidade física e tecnológica 25% maior do que o projeto anterior, apelidado de Veggie.
O Plant Habitat está equipado com mais de 180 sensores calibrados para garantir que o sistema funcione autonomamente, usando um projeto experimental pré-programado que fornece um ambiente de crescimento adequado (por exemplo, temperatura, umidade relativa, nível de dióxido de carbono, intensidade da luz e qualidade espectral) para experimentos com plantas até 135 dias.
A entrega de nutrientes é realizada por transferência ativa através de uma matriz de enraizamento através de tubos porosos. O Plant Habitat também inclui uma interface de dados/ e permite telemetria de dados em tempo real, comando remoto e downlink de fotos.
Essa iniciativa evidencia como a Nasa aplica a ciência em todas as disciplinas – neste caso, a Biologia Espacial – para cultivar plantas saudáveis e assim possibilitar que os astronautas prossigam avançando exploração espacial humana, de acordo com cientistas. A divisão de Pesquisa e Aplicações em Ciência Espacial e Ciências Físicas da Nasa integra e financia tais pesquisas.
Quer saber mais sobre o cultivo Hidropônico no espaço? Leia: Cientistas italianos planejam viabilizar cultivo de tomates hidropônicos no espaço
Acesse também: NASA TESTA ESTUFAS INFLÁVEIS DE SISTEMA HIDROPÔNICO

