A agricultura evoluiu, e junto com ela a produção hidropônica, que está cada vez mais moderna e competitiva. Por isso, a participação da mulher na gestão dos negócios e da propriedade da família tornou-se imprescindível. Seja por sua visão diferente à frente dos desafios diários, ou até mesmo, por quebrar paradigmas da sociedade que até poucos anos atrás era conservadora.
O Brasil está repleto de histórias de sucesso de mulheres na Hidroponia que mostram na prática a importância feminina para este segmento. Então, neste Dia Internacional da Mulher (8 de março), em homenagem a todas as “mulheres hidropônicas”, a Revista Hidroponia compartilha matérias que contam um pouco da história de quatro delas que fazem a diferença no setor.
De Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, vem um belo exemplo de empreendedorismo feminino. A engenheira agrônoma Edhna Genar Feliciano Maftum, 53, e sua filha Nicolle Genar Maftum, 23, comandam a produção de morangos semi- hidropônicos.
Juntas, mãe e filha estão alinhadas ao mercado consumidor, buscando incessantemente a excelência nos frutos produzidos. E foram as vantagens e facilidades proporcionadas pelo sistema semi-hidropônico de produção que atraíram as empreendedoras. “Observamos que o mercado esta exigido cada vez mais produtos naturais e com melhor qualidade. Como o cultivo sem solo é um sistema mais técnico, tem a vantagem de não precisar de muita mão de obra externa, hoje bastante escassa, cara e com má qualificação”, revela Edhna.
A produtora aponta a possibilidade de trabalhar em pé como fator determinante para o sucesso da produção. “Este aspecto é muito relevante, pois melhora desde a eficácia do manejo até a colheita. Sem falar que, dentro da estufa, podemos trabalhar com sol e chuva e, se houver necessidade, à noite com iluminação”, completa Edhna.
A Revista Hidroponia tem orgulho em contar com o apoio de mulheres em todo o Brasil, que mostram seu valor e coragem diante dos desafios, e não poupam esforços para conquistar avanços para o sistema de produção. Com essa série de reportagens, a Equipe da Revista Hidroponia estende essa homenagem para todas as mulheres. Parabéns!