Com menos de um mês para a realização do 11° Encontro Brasileiro de Hidroponia, evento que ocorrerá em Florianópolis (SC), nos dias 8 e 9 de setembro, cresce a expectativa tanto do público, quanto dos palestrantes. E esse é o caso do técnico agrícola e produtor hidropônico Paulo César de Almeida, de Patrocínio (MG), que participa do encontro há seis anos e, no próximo mês, estreará como conferencista.
Sob o tema “Diferentes métodos de cultivo hidropônico e seus manejos”, a palestra de Almeida abordará aspectos práticos de manejo de variações de sistema que ele próprio utiliza com sucesso em sua produção: NFT (Nutrient Film Technique), cultivo em vaso com substrato e canaletão de fibra e cimento com areia como substrato.
Entre os métodos, Almeida destaca o sistema de canaletão, que foi desenvolvido para ser um minijardim clonal de eucaliptos. “Em função da retração no mercado florestal, resolvi reutilizar a estrutura e obtive êxito ao cultivar temperos como salsa e cebolinha, além de ervas aromáticas”, explica o produtor mineiro, de 40 anos.
Há mais de uma década trabalhando com Hidroponia, o palestrante cita a qualidade do alimento proveniente do cultivo sem solo e a facilidade do manejo como determinantes para o crescimento do setor. E, para ele, o Encontro Brasileiro de Hidroponia abre espaço para debater essas questões e avanços para o segmento. “Vejo o encontro como uma ótima oportunidade para trocar experiências com os demais produtores, técnicos e pesquisadores. A expectativa que tenho é muito boa e, certamente, teremos um excelente público”, projeta.