Ainda na tomada de estruturas, alunos e espaço, o Laboratório de Hidroponia (LabHidro) alinhou seu desenvolvimento junto às novidades de cada época. Em 20 anos de atuação, hoje, o Professor Doutor Jorge Barcelos destaca: “O cultivo hidropônico tem a cara dos novos tempos”.
TECNOLOGIAS
Nesse processo, o desenvolvimento prático das teorias e pesquisas tomaram formas em meio à criação do Curso de Hidroponia, por Barcelos, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2001. Assim, a referência do LabHidro ganhou diversas proporções e tomou, também, a internet. “Era a época onda as informações não rolavam. Lancei o website oficial do LabHidro, então os cursos e o site se transformaram em um verdadeiro oásis para os interessados e produtores”, ressalta o professor.
Atualmente o site do LabHidro possui cerca de 100 acessos diários e disponibiliza informações e conteúdos da área.
NOVIDADES
Assim como “os novos tempos”, a Hidroponia se aperfeiçoa e inova, logo, o LabHidro é o ambiente certo para tais produções. Há quatro anos o professor trabalha na pesquisa para produção de morangos hidropônicos com estruturas mais leves e simplificadas. “Tem sido uma longa caminhada, mas a pressa é secundária”, conta. Após iniciar com o sistema NFT, Barcelos explica as mudanças na técnica. “Já estou em um misto de NFT com vaso. Acredito que, no máximo, em quatro anos teremos bons resultados”.
Créditos: Bianca Garcia