LABHIDRO 20 ANOS: BARCELOS E FURLANI COMO PROTAGONISTAS DA PESQUISA E PRÁTICA

O valor e comprometimento investido no Laboratório de Hidroponia – LabHidro construiu, incentivou e incentiva cada vez mais novos estudos, pesquisas e produção no cultivo sem solo. Há 20 anos, com a perspectiva de colocar em prática o que era estudado em livros, o professor Jorge Barcelos contou com muitos parceiros ao longo desta caminhada, entre eles outro professor.

SOMA DE FORÇAS
Em 1997, quando o II Encontro de Hidroponia, então realizado pela UNICAMP, tinha como palestrante o Professor Dr. Pedro Furlani, ambos se encontraram e Jorge Barcelos aproveitou a oportunidade para comprar sua publicação referente à Hidroponia, pelo Instituto Agronômico de Campinas – IAC.

A partir de então, ambos desempenharam e contribuíram mutuamente para o desenvolvimento da pesquisa. “Furlani é um amigão que assumiu as rédeas da Hidroponia quando ela surgiu em São Paulo, em meados dos anos 1980. Lutou pelos produtores que estavam totalmente desorientados”, conta Barcelos.

CONHECIMENTO E PRÁTICA
Dentro desta vertente de pesquisa e união com o produtor, tanto Furlani quanto Barcelos nos últimos anos difundiram um papel importante na extensão do conhecimento técnico e teórico.

Além do trabalho individual e no LabHidro, a procura por cursos ofertados por eles oportunizou a eficiência da prática, como ressalta Jorge Barcelos. “Os cursos são cruciais para um iniciante no cultivo hidropônico. A compra de um material errado já justificaria o investimento em um bom curso. Não só pelo dinheiro que desperdiçou, mas principalmente, pela dor de cabeça que o material errado vai lhe dar”.

PRESENTE E FUTURO
Difundir o cultivo hidropônico é a maior missão do Laboratório. Na marca destes 20 anos, Barcelos faz questão de ressaltar sua sequência e permanência na atuação, contando com a  crescente participação de seu público. “O LabHidro continuará com sua função de difundir o cultivo hidropônico ao nível de ensino, de pesquisa e de extensão. Essa é a vocação natural do LabHidro”.

Ao pensar no presente e futuro, o professor completa. “Tenho dito que a produção agrícola, da maioria dos hortifrútis, tende a ser absorvida pela Hidroponia”.

Créditos: Bianca Garcia l Gustavo Paes

Compartilhe esta informação:

Posts Recentes

Cart

Nenhum produto no carrinho.

Continuar Comprar