Em 1998, quando o Laboratório de Hidroponia (LabHidro) foi inaugurado dentro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Professor Doutor Jorge Barcelos não imaginaria as proporções que todo aquele empenho resultaria. Hoje, ao completar 20 anos, o LabHidro é referência mundial ao que se refere ao cultivo hidropônico. “Eu nem imaginava que esta ideia se transformaria em um laboratório, muito menos que seria de Hidroponia e que seria mundialmente conhecido”, conta.
CRIAÇÃO, EXECUÇÃO E REFERÊNCIA
O caminho até as estruturas do Laboratório se consolidarem foi árduo, como qualquer trabalho, principalmente na agricultura. Barcelos iniciou a elaboração do espaço com a determinação de ser mais que um professor. “Tive receio de me tornar um professor distante da vida real, do mercado de trabalho. Queria dar exemplo para os alunos”, explica. Assim, a primeira horta tomou forma com 30 m x 10 m, com as primeiras mudas de verduras, no sistema NFT.
O trabalho pioneiro e individual do Professor Doutor Jorge Barcelos abriu as portas para todas as áreas voltadas à Hidroponia e partiu, curiosamente, pela falta de um espaço para que o mesmo pudesse praticar os conhecimentos adquiridos no curso de doutorado em irrigação e drenagem. Com o LabHidro, em 2001 foi ofertado o primeiro curso de Hidroponia, na UFSC. “Para mim era importante ter de fato no Laboratório os equipamentos que tinham nos livros”.
Nesses 20 anos de LabHidro, o espaço já ofertou mais de 50 cursos, 11 Congressos Nacionais e três Simpósios Nacionais. Agora, receberá nos dias 27 e 28 de setembro novos e conhecidos amigos, no 12º Encontro Brasileiro de Hidroponia reforçando a sua referência.
Créditos: Bianca Garcia