A Jornada de Intercâmbio de Experiências, que acontece hoje (12), em La Noria, distrito de Málaga, na Espanha, será a etapa final do projeto de aquaponia, desenvolvido pela Aula Del Mar (fundação que desenvolve cursos e projetos sustentáveis) e financiado pelo projeto social “La Caixa”, que aconteceu entre os meses de maio e junho.
Sob o título, “Aquaponia. Inovação e Empreendedorismo Sustentável”, essa conferência reunirá participantes do curso de formação e receberá a todos os interessados em conhecer e partilhar experiências relacionadas ao cultivo de hortaliças e peixes através desse sistema integrado, que oferece uma produção de alimentos de primeira qualidade e ecológicos.
Essa iniciativa faz parte dos programas que foram implantadas na Aula del Mar, no centro de inovação social na sede da Diputación de Málaga La Noria, graças ao convênio com a obra social “La Caixa”, que financia projetos relacionados com a inovação social, focados na infância e na juventude.
Durante os meses de maio e junho, os 50 participantes do curso de aquaponia tiveram a oportunidade de conhecer uma técnica inovadora de cultivo, que consiste na produção de peixes e plantas de forma combinada, ecológica e sustentável, poupando espaço, água e energia para conseguir produtos de excelente qualidade.
“Graças a essa atividade, La Noria está se tornando uma referência nacional para o emprego e a capacitação, desenvolvendo projetos como a criação de um centro de aquaponia, pioneiro na Espanha, através da Associação Aula Del Mar”, disse Félix Lozano, secretário de Inovação Social, Participação e Cooperação Internacional. Em países como Estados Unidos, Japão, Austrália, Índia e Quênia já foram colocados em prática programas de aquaponia em âmbito universitário e, segundo especialistas, o sistema vai se tornar um dos investimentos mais rentáveis nos próximos anos.
JORNADA DE INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS
Às 10h30min, começa a Jornada com uma aula inaugural, a cargo de José Lobillo (doutor em medicina veterinária, educador social e mestre em aquicultura), que abordará a produção de vegetais e peixes, e as vantagens desse inovador sistema de cultivo.
Posteriormente, uma mesa redonda se encarregará de reunir representantes de diversos setores empresariais como a agricultura, aquicultura, comercial, distribuidores, pesquisadores e consumidores, entre outros, para a troca de experiências profissionais. Versará sobre as atividades e linhas de trabalho relacionadas com esse novo sistema de produção.
A entrada é gratuita, basta realizar a inscrição prévia, entre 9h30min e 14h, no salão de atos do centro La Noria. As inscrições podem ser feitas também através do site web www.auladelmaremprende.es.