O Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa inaugurou no mês de setembro uma nova unidade de pesquisa de translação especializada nas cadeias de valor das frutas e dos legumes: o Freshness Lab.
As pesquisas do Freshness Lab serão direcionadas para a qualidade de produtos facilmente perecíveis como: frutas, hortaliças e flores. Como a qualidade é multidimensional e requer uma abordagem integrada na cadeia de abastecimento, desde a elaboração da cultura à conservação no último quilometro, entre a prateleira e a local de consumo, todas as fases do processo de produção serão analisadas. Pesquisas que visam garantir quatro fatores importantes: frescura, sabor, valor nutricional e segurança destes produtos.
O Freshness Lab dispõe de uma sofisticada unidade piloto com as principais tecnologias pós-colheita, um completo laboratório de instrumentação especializado na análise da composição e das propriedades de frutas e legumes, um moderno laboratório de fisiologia e bioquímica da qualidade e sala de análise sensorial.
Para além da competência técnica e científica, a equipe do Freshness Lab tem experiência executiva em gestão de inovação no setor agroalimentar, a nível nacional e internacional. A sua rede internacional permite acesso aos melhores especialistas nos mais diversos produtos e problemas das cadeias de valor.
Para mais informação sobre o trabalho que esta sendo desenvolvido no Freshness Lab acesse www.isa.ulisboa.pt/freshness.