Por meio da direção do Departamento de Desenvolvimento Econômico, a Câmara Municipal de Mérida, no México, está oferecendo oficinas de Agricultura Urbana e Aquicultura Urbana, com foco na Hidroponia. O evento visa promover o cultivo de diferentes variedades de hortaliças nas residências, a medida que já beneficiou 160 moradores das colônias Emiliano Zapata Sur I e II, Manuel Crescencio Rejón e Francisco I. Madero.
O workshop quer disseminar o sistema de cultivo hidropônico, no qual as plantas são cultivadas sem solo, alimentam-se de minerais dissolvidos na água e necessitam de pouco espaço para sua produção.
O prefeito de Mérida, Renan Barrera Concha, visitou na última semana a casa da senhora Maria Exaltação Sabido Canche, onde encontrou os frutos que estão sendo produzidos nas oficinas e a colheita de diversos produtos, tais como pimenta, pepino, espinafre, rabanete e alface.
Barrera observou que a distribuição de sementes é feita através das oficinas de agricultura urbana, que têm surtido um impacto positivo sobre as famílias. E que incentivam o consumo e venda de produtos, a fim de ajudar na economia familiar.
De acordo com o prefeito, a produção de culturas nos quintais também permite que os moradores tenham acesso a um alimento saudável e natural, produtos frescos, o que afeta a saúde e a qualidade de vida.
“Na Câmara de Vereadores da cidade, temos impulsionado esse tipo de programa de apoio direto às famílias, como é esse da agricultura urbana através da Hidroponia, já que esse tipo de cultivo tem mudado a vida de muitas famílias”, avaliou.
O diretor de Desenvolvimento Econômico de Mérida, Felipe Riancho Cámara, informou que essa administração está destinando orçamento para 160 cultivos hidropônicos de quintal, com o investimento de mais de um milhão de pesos.
Cámara acrescentou que desde o início do governo foi dada a tarefa de encontrar formas inovadoras para apoiar os pequenos produtores e famílias que moram em áreas de risco social. E a alternativa encontrada foi a implantação de cultivos hidropônicos.