IAC DE CAMPINAS RECEBERÁ 22° CURSO DE MANEJO DE NUTRIENTES EM CULTIVO PROTEGIDO

Entre os dias 24 e 28 de abril de 2017, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), de Campinas (SP), sediará o 22° Curso sobre Manejo de Nutrientes em Cultivo Protegido. Voltado para engenheiros agrônomos, técnicos, pesquisadores e produtores de nível médio ou superior, o curso é promovido pela parceria do IAC com a Conplant, empresa especialista em fertilizantes e defensivos.

O conteúdo programático tratará da nutrição mineral das plantas, manejo do clima da estufa, demanda de água, escolha dos fertilizantes, cálculo e preparo de soluções nutritivas e manejo da fertirrigação por meio do monitoramento nutricional de plantas, solos e substratos.

O Dr. Ondino Cleante Bataglia, da Complant, é um dos seis professores do curso. Em entrevista, Bataglia respondeu a algumas perguntas sobre como serão os cinco dias de atividade. Confira:

Qual é a periodicidade do curso?

O curso é realizado em duas oportunidades por ano, geralmente nos meses de abril e agosto.

A atividade é indicada para quais profissionais?

No curso é necessário que os participantes já tenham uma base de química e biologia. Por isso, é recomendado para técnicos, engenheiros e produtores de nível médio a superior. Entretanto, demais profissionais que tenham conhecimento da área e possuam interesse em participar, também podem se inscrever. Porém, é preciso levar em conta que ter uma boa base sobre o assunto é fundamental para ter uma melhor assimilação do conteúdo programático.

O curso será ministrado por seis profissionais. Qual a importância do corpo docente para a qualificação desta atividade?

Com especialistas nos mais diferentes assuntos, procuramos visar todas as áreas de conhecimento do manejo, como nutrição, controle de ambiente, utilização da água, irrigação e preparação da solução nutritiva. Eu mesmo, por exemplo, falo sobre a análise de substrato e adubação em condição de solo. Também apresento a parte inicial na nutrição de plantas, tema comum para o cultivo com ou sem solo.

Para o hidroponista, o que é necessário destacar?

Apesar de tratar com propriedade a Hidroponia, o propósito do curso é ser mais abrangente e não ficar restrito a um determinado sistema de cultivo. Abordamos da Hidroponia até o cultivo em substrato e em solo.

Se as 40 vagas se esgotarem, tem possibilidade de novas turmas?

Não. Quando se esgotam as vagas, criamos uma lista de espera para encaixar os interessados em caso de uma eventual desistência de inscrição ou na próxima edição do curso.

Qual a carga horária e qual tem sido a receptividade do público?

Esse é um curso que soma 40 horas de aulas teorias, visitas e demonstrações práticas, por isso tem obtido repercussão positiva dos participantes das edições anteriores. Já temos uma boa procura de candidatos para abril. O recado que tenho é para que procurem realizar a inscrição o quanto antes para não perderem a oportunidade.

Informações e inscrições pelo site https://www.infobibos.com/mncp/index.html ou e-mail eabramides@terra.com.br. Contatos via telefone com Infobibos (19) 3243 0396, Conplant (19) 3249 2067 ou IAC (19) 2137 0644.

Compartilhe esta informação:

Posts Recentes

Cart

Nenhum produto no carrinho.

Continuar Comprar