Medidas adotadas pelo governo federal nos últimos anos têm mudado o perfil da produção agrícola brasileira e também a realidade das escolas. Muitos alunos, que dependem da merenda escolar como sua principal refeição diária, estão sendo beneficiados pela oferta de produtos alimentarmente seguros e com a inclusão de mais frutas, verduras e legumes na dieta cotidiana. E a Hidroponia, por que ainda não está inserida neste processo? Cabe uma reflexão de que tipo de mobilização é necessária para que seja reconhecida como saudável e passe a integrar os programas governamentais de compra de alimentos para merenda pública. E os pequenos produtores, por que ainda não comercializam também hidropônicos?
Em breve, no dia 22 de março, será comemorado mais um Dia Mundial da Água. Como em todos os anos, diversas ações deverão acontecer e compromissos serão firmados em defesa do bem natural mais precioso e necessário para o planeta, o meio ambiente e os seres humanos. Em 2012, o governo brasileiro realizou um grande evento em Brasília (DF) e aproveitou a oportunidade para assinar diversos acordos relacionados ao tema. Entre os principais, um voltado à proteção dos rios da Bacia Amazônica.
Uma iniciativa do governo federal, através da Embrapa, visa ampliar a consciência ambiental dos produtores rurais, sobretudo aqueles situados na região do Cerrado. A importância de produzir com sustentabilidade e de olho nos recursos renováveis é a tônica deste vídeo.
Ainda em 2012, o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, esclareceu as metas de investimento do governo federal com relação a investimentos na tecnologia brasileira. O objetivo, segundo ele, é que os aportes destinados a esse setor avancem dos atuais 1,16 por cento do PIB nacional para 1,8%. Apesar de parecer pouco, na prática isso significa aporte de algumas centenas de milhões. Todos os setores produtivos devem ser beneficiados, e a Hidroponia também pode se beneficiar deste iniciativa. Confira a íntegra da fala do ministro.
Tecnologia adaptada para o cultivo de hortaliças em garrafas pet no sistema hidropônico com rentabilidade economica e sustentabilidade ambiental. Atividade desenvolvida pela equipe tecnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá/RURAP Sede local de Oiapoque-AP
Foram utilizados materiais descartados por ai que geralmente jogamos fora. Compramos poucas coisas. Apenas o timer, bomba dágua e os canos foram comprados. Lembrando que você pode construir o que quiser, basta usar sua imaginação e força de vontade.
A Hidroponia é uma grande aliada de quem quer ter uma hora própria mas não dispõe de muito espaço Este vídeo demonstra uma pequena produção caseira, realizada em um apartamento, com o sistema NFT (fluxo laminar de nutrientes), possível de ser reproduzida por qualquer pessoa.
Estufa hidropônica em Portugal.
A empresa foi criada a 8 anos com o objetivo de atender uma demanda crescente de consumidores que não se contentam mais com o tipo de hortaliças que até então estavam sendo oferecidas no mercado. Desde os primeiros estudos de viabilidade sempre tivemos a preocupação com as questões ambientais e por este motivo optamos pela técnica hidropônica que tem como uma das suas características o uso racional da água de irrigação.