Durante os meses de setembro e outubro, o site da Revista Hidroponia exibiu uma enquete para saber qual seria o maior desafio dos produtores no cultivo sem solo. Confira abaixo o resultado da pesquisa e a opinião da Consultora Hidropônica Avançada Roberta Peil (UFPel) sobre o levantamento.
Enquete realizada no site da Revista Hidroponia entre os meses de setembro e outubro de 2016:
PRODUTOR, QUAL FOI SEU MAIOR DESAFIO NA HIDROPONIA?
41% Buscar assistência técnica adequada
38% Obter recursos para investir no sistema de cultivo
15% Divulgar seus produtos
6% Encontrar mão de obra qualificada
OPINIÃO
Roberta Peil também concorda com a opção mais votada pelos internautas (buscar assistência técnica adequada). “Apesar de algumas universidades contemplarem na grade de seus cursos de Agronomia o tema Hidroponia, na maioria dos casos, o assunto não é abordado ou é apresentado de forma superficial”, argumenta.
Para a pesquisadora não há o aprofundamento necessário em aspectos importantes do cultivo sem solo como, por exemplo, na formulação e manejo de soluções nutritivas. “Logo, há escassez de profissionais com formação adequada na área. Porém, este quadro está evoluindo aos poucos. Há universidades com iniciativas para atender a esta demanda no currículo básico, como é o caso da UFPel”, pondera Roberta, que afirma haverem vários profissionais no mercado oriundos desta instituição, com formação compatível para prestar assistência técnica de qualidade.
Sobre a pequena diferença entre a opção vencedora e a segunda colocada na enquete (obter recursos para investir no sistema de cultivo), que recebeu apenas 3% menos votos, a pesquisadora diz que é reflexo da carência de linhas de crédito específicas para a área. “Há necessidade de investir na formação técnica, com embasamento prático e científico adequado. Não se pode permitir que a assistência técnica seja responsabilidade de empresas privadas de venda de insumos ao setor”, completa a pesquisadora.