A Hidroponia vem mudando a vida de muitas pessoas há muito tempo. Em alguns casos, iniciando uma pequena horta que, posteriormente, venha se tornar uma enorme produção. Em outros, iniciando projetos universitários que visam revitalizar espaços urbanos ao mesmo tempo em que trazem o verde de volta à cidade. Ou até mesmo mudado a dieta e a rotina daqueles que desejam incentivar uma alimentação mais saudável.
Um desses casos é o da Associação Luz da Infância, situada no município de Autazes/AM. No local, um curso foi ministrado pela Hidrotec da Amazônia, no ano de 2019, ensinando a prática da Hidroponia para ser utilizada na horta e posteriormente na merenda das crianças e adolescentes que frequentam a instituição. “Além de consumir o que plantam, eles também comercializam esses produtos, revertendo essa verba para a própria Associação”, comentou o professor Diogo Pereira de Castro, que ministrou a atividade.
Castro ainda destaca que, até então, não existia nenhuma produção hidropônica na cidade de Autazes/AM, e que a Associação Luz da Infância se tornou pioneira ao dar início à plantação. “Eles ficam a 112 km da região metropolitana de Manaus, e por isso, precisam comprar mantimentos de fora. Agora, alimentos como a alface, por exemplo, são gerados aqui dentro, fazendo com que a economia seja maior ainda”, observou o professor Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Quem auxiliou durante a formação e depois deu todo o suporte para a horta da associação foi o técnico agrícola José Paulo Lima de Oliveira. Ele destaca que, logo no primeiro semestre em que a Hidroponia foi instaurada na instituição, o resultado foi maior do que o esperado. “O comércio de alface foi muito bem sucedido graças à Hidroponia. Colhemos 700 pés de alface por safra, ou seja, a cada 45 dias. Nossa meta é aumentar essa produção em 2020”, explicou.
À frente da associação em 2019, estava o Pe. Francisco Level de Lima. O religioso nos conta que o local abriga 150 crianças que, no turno e contraturno, participam de diversas oficinas envolvendo as mais variadas tarefas, como reforço escolar, esportes, apoio psicológico, dentre outros. “Uma preocupação da nossa associação é incluir a conscientização ambiental em todas as nossas atividades. A horta hidropônica foi um exemplo disso”, comenta. Em 2020, a Associação Luz da Infância completa 21 anos de existência.
Por Jorge Boruszewsky