Com o aumento da escassez de água devido às secas frequentes e a diminuição da disponibilidade de terra para a agricultura, as agências governamentais da Índia estão promovendo o cultivo de forragem hidropônica. Cultivadas sem o uso do solo, e, utilizando pouca água, os agricultores também estão se voltando para a técnica focando na produção de forragem. A forragem cultivada através da Hidroponia além de ser mais nutritiva do que a forragem tradicional, proporciona maior rentabilidade aos produtores indianos.
De acordo com o Departamento de Agricultura de Maharashtra, um dos 28 estados da Índia e o segundo mais populoso, está enfrentando uma escassez de 74% no setor das forragens verdes. Que é utilizada na região para a alimentação dos rebanhos.
Com o sistema de cultivo hidropônico, sementes de milho e trigo são cultivadas em bandejas empilhadas usando uma estrutura de bambu ou de ferro durante 8 a 10 dias. Cada bandeja é regada usando nebulizadores a cada três horas, um método que reduz a necessidade de água de cada bandeja para apenas 200-250 ml. A técnica ajuda a crescer as forragens verdes sem solo em qualquer espaço.