GLOSSÁRIO
A terminologia usada na Hidroponia é esclarecida aqui. Desejamos desmistificar o texto científico, facilitar o entendimento, promover conhecimento e, principalmente, facilitar que as experiências sejam levadas para o campo da aplicação. O conhecimento compartilhado de forma acessível impacta no desenvolvimento do setor, estimula investimentos e alavanca resultados. A Hidroponia é para todos!
Radicular
adj. Botânica. Que pertence ou que diz respeito à raiz. Pressão radicular, pressão exercida pelas raízes, que favorece a ascensão da seiva bruta.
Sal
Cloreto de Sódio.
Seiva
Solução nutritiva que circula no interior da planta.
Semente
Óvulo fecundado, maduro e desenvolvido.
Septoriose
Doença que surge nas folhas mais velhas em forma de numerosas manchas circulares ou elíticas que, frequentemente, coalescem, provocando queima desfolha das plantas.
Sílica
Fortalece paredes celulares, aumenta o calor e a tolerância à seca.
Sistema radicular
É constituído das raízes, que são órgãos especializados em fixação, absorção, reserva e condução.
Sistemas de irrigação intensivos
Sistemas de Irrigação Intensivos normalmente exigem um maior consumo de água, sofrem muitas influências dos ventos e da insolação (evaporação), prejudicam a areação do solo, exigem altas pressões de funcionamento e vazões altas e portanto custos operacionais altos.
Sódio
Utilizado na movimentação de água.
Solanaceas
Solanaceae é uma família botânica representada por aproximadamente 2.000 espécies, distribuídas em 95 gêneros. É uma família de grande importância para a alimentação da sociedade. Algumas espécies são venenosas. Principais culturas: batata, tomate, pimentão, berinjela, pepino doce, tabaco.
Solução Nutritiva
São os nutrientes necessários à alimentação da plantas dissolvidos em meio aquoso. A solução contém os elementos balanceados de forma a permitir o desenvolvimento saudável da planta, tornando-a mais resistente e com maior qualidade. É a peça-chave do cultivo, composta de água e adubos. É depositada no reservatório e chega diretamente à planta. Ela concentra todos os nutrientes necessários. H2O + N + Fósforo, potássio, CoNa e enxofre.
Solúvel
Que pode se dissolver em meio líquido.
Substrato
Material utilizado como meio de crescimento das plantas, onde se desenvolvem as raízes mais comuns.
Substrato inerte
Composto que substitui a terra na fixação de plantas, e não contribui para a sua alimentação. Pode ter composições variadas.
Telas anti-afídeos
São confeccionadas com monofilamentos de PE (polietileno de alta densidade PEHD) , e por serem leves, de fácil manuseio e corte, essas telas são bastante utilizadas em proteções estufas de mudas de diversas plantações, e também para cultura de diversas plantas, como tomates, etc.
Temporizador outimer
Aparelho que controla a bomba ligando-a e desligando-a.
Transpiração
Transpiração é a água que evapora das plantas quando se dá o processo de fotossíntese.
Transplantar
É retirar a planta de um perfil menor ou berçário e colocar no perfil maior.
Tubérculo
Caule ou raiz grossa, subterrânea, rica em substâncias nutritivas.
Tubo coletor:
É a tubulação que recolhe a solução nutritiva nas bancadas e leva de volta para o reservatório.
Tubo condutor
Tubulação que vai do reservatório até as bancadas para a entrada da solução nutritiva.