GLOSSÁRIO

A terminologia usada na Hidroponia é esclarecida aqui. Desejamos desmistificar o texto científico, facilitar o entendimento, promover conhecimento e, principalmente, facilitar que as experiências sejam levadas para o campo da aplicação. O conhecimento compartilhado de forma acessível impacta no desenvolvimento do setor, estimula investimentos e alavanca resultados. A Hidroponia é para todos!

Olericultura

Estuda a produção e a exploração de hortaliças, englobando um grande número de espécies plantas, como as folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas. 

Orgânico

Composto,derivado ou relacionado a organismos vivos.

Osmose

A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável.

Oxigenação

A oxigenação da solução se faz misturando-se ar através de borbulhamento ou da instalação de um sistema tipo “venturi”.

Oxigênio

 É a capacidade química de oxigenar-se, ou seja, receber oxigênio.

Ozonização

Método de tratamento de água que visa eliminar micro-organismos nocivos pela adição de gás ozônio à água. Em geral, o ozônio é gerado no interior do filtro de água por meio de um dispositivo eletrolítico.

Parasita

São organismos que vivem em associação com outros aos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo.

Patogênica

Do mesmo significado de patógeno. Que se refere à patogenia. Que possui propriedades capazes de induzir o aparecimento de doenças.

Patógeno

Agente biológico capaz de causar doenças. Qualquer elemento que pode causar doença à planta, como um fungo, vírus ou bactéria. Pode ser disseminado no pó da terra ou por meio de insetos.

Peagâmetro

Instrumento digital utilizado para medir o nível do pH na solução.

Pecíolo

É um caule que fica entre a bainha e o limbo ou lâmina das folhas das plantas vasculares.

Pedilúvio

Recipiente de alvenaria contendo sulfato de cobre, formol e água, para a limpeza dos pés antes de entrar nas estufas.

Peletização

Peletização é a aplicação de um revestimento rígido e seco que visa modificar individualmente o formato e o tamanho das sementes, tornando-as esféricas, por meio de uma combinação de condicionamento, compactação e resfriamento. Este processo tem a finalidade de facilitar o manuseio de sementes ou permitir a utilização de semeadoras mecânicas de precisão, reduzindo grandemente o consumo de semente e o gasto com mão-de-obra para o desbaste das plântulas excedentes.

Pepônio

s.m. Fruto das cucurbitáceas, de mesocarpo volumoso e grande cavidade cheia de placentas com muitas sementes, como a abóbora.

Percolação

É a infiltração da água abaixo do nível onde existem raízes e perda de água por infiltração. Estas águas formarão lençóis freáticos.

Percolar

Capacidade do líquido de atravessar um determinado meio, através de um meio sólido para filtrar ou para fazer a extração de substâncias desse meio.

Perene

Planta que tem o seu ciclo de vida muito longo. Vegetal que vive mais de dois anos, geralmente florescendo todos os anos.

Perfil Base

O perfil base serve para substituir a madeira. Pode ser utilizado na confecção de cavaletes para as bancadas e travessas para as estufas. Fabricado em polipropileno especial, resistente, sendo lavável, durável e dispensa pintura.

Perfil Hidropônico

Tipo de canaleta especial para utilização em hidroponia no sistema NFT.

pH

O pH refere-se a uma medida que indica se uma solução líquida é ácida (pH < 7, a 25 °C),neutra (pH = 7, a 25 °C),ou básica/alcalina (pH > 7, a 25°C).

Pistilo

Órgão sexual feminino da flor.

Plântula

É o embrião vegetal já desenvolvido, que acabou de germinar.

Polipropileno

É um polímero ou plástico, derivado do propeno ou propileno e reciclável. Ele pode ser identificado em materiais através do símbolo triangular de reciclável, com um número “5” por dentro e as letras “PP”. O polipropileno é um tipo de plástico que pode ser moldado usando apenas aquecimento, ou seja, é um termoplástico.

Potássio

O potássio é um elemento químico de símbolo K, número atômico 19, metal alcalino, de massa atômica 39. É um elemento químico essencial para o homem, encontrado em muitas hortaliças, e essencial para o crescimento das plantas.

PP

 Abreviação de polipropileno.

Precipitado

A precipitação é a formação de um sólido durante a reação química. O sólido formado na reação química é chamado de precipitado. Isso pode ocorrer quando a substância insolúvel, o precipitado, é formada na solução devido à reação química ou quando a solução foi supersaturada por um composto.

Pseudobaga

Uma pseudobaga ou baga epigínica é um tipo de pseudofruto que se encontra em algumas espécies vegetais com ovário ínfero, ao contrário das bagas verdadeiras. Nestas espécies, o tubo floral (incluindo a base das sépalas, pétalas, e estames) desenvolve-se em conjunto com o ovário, durante a frutificação. Exemplos: Banana, família das cucurbitáceas, frutos são também chamados de pepônios; Género Cucumis, como o pepino, meloa e melão, melancia;Género Cucurbita (abóboras).

Pythium spp

Fungos que causam a podridão das raízes.

Queima de borda

Problema caracterizado pelo ressecamento nas bordas das folhas, geralmente ocasionado por deficiência de Cálcio nesta área. Nem sempre indica falta de Cálcio na solução nutritiva, mas muitas vezes por falta de ventilação que causa pouca absorção do Cálcio necessário.

Quelato

Quelato é um composto químico formado por um íon metálico ligado por várias ligações covalentes a uma estrutura heterocíclica de compostos orgânicos como aminoácidos, peptídeos ou polissacarídeos.

Quenopodiáceas

Chenopodioideae é uma subfamília da Amaranthaceae, de característica monofilética como as demais subfamílias da Amaranthaceae. Inclui cerca de 1.400 espécies, distribuídas por uma centena de gêneros. Principais culturas: espinafre, beterraba de mesa, acelga.

Cart

Nenhum produto no carrinho.

Continuar Comprar